Pérolas processuais

Pérolas: ‘Os increpados usaram tinta amarela para tingir as aves’

Autor

26 de novembro de 2004, 10h57

Em denúncia por estelionato na 2ª Vara Criminal de Tatuí (SP), o Ministério Público narrou: “Segundo restou apurado, os increpados se apoderaram de 100 (cem) frangas do tipo ‘descarte de granjas’ e utilizaram tinta amarela para tingir as aves e oferecê-las à vítima, dizendo tratar-se de ‘galinhas poedeiras’, que servem para botar ovos. Com a venda, auferiram vantagem de R$ 75,00”.

Detalhe: a vítima declarou em audiência que as aves vendidas pelos acusados foram catadas de um buraco onde algumas granjas lançam pintinhos de má qualidade. (O fato ocorreu na cidade de Capela do Alto — SP).

Levo ou deixo ?

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.

Aproximou vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:

– Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo o valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndido da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, disse:

— Doutor, eu levo ou deixo os patos?”

* Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!