Consultor Jurídico

Comentários de leitores

45 comentários

EXAME DA OAB SEJA MAIS UM APROVADO ...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

EXAME DA OAB SEJA MAIS UM APROVADO O Exame da OAB está cada vez mais difícil. Na verdade, não só o exame, como os concursos públicos também. Quem não se preparar para valer não consegue a aprovação. Parece que agora o CESPE irá elaborar os Exames da OAB. Isso faz com que as provas fiquem ainda mais difíceis. Não adianta ficar reclamando, dizendo que está difícil o Exame ou querendo desistir. Esse não é o caminho. Só não passa quem desiste. Se outros passaram, você é capaz também, mesmo que demore um pouco mais. É necessário estudar muito e ter um bom material para os seus estudos, e isso nós temos. CD-ROM com milhares de questões resolvidas de diversos Exames da OAB, 1ª, 2ª fase e peças processuais. Dicas, macetes e muito mais!!! Contate-nos para maiores informações: Carlos Rodrigues Tel.: (11) 8139.4074 – 3863.9780 e.mail: berodriguess@ig.com.br

teste

Vânia ()

teste

Teste de envio.

Vânia ()

Teste de envio.

Teste

Vânia ()

Teste

teste

Vânia ()

teste

Será que todos os advogados com "carteirinha" p...

.WALMIR. (Contabilista)

Será que todos os advogados com "carteirinha" passariam no exame?????? Tenho 2 sugestões: 1- Reciclagem periódica de todos os advogados, com respectivo cancelamento da inscrição daqueles que não forem aprovados nos exames periódicos de reciclagem. 2-Pedido de indenização e ressarcimento por todos os alunos que se sentirem prejudicados pelo péssimo serviço de ensino prestado pelos ILUSTRES PROFESSORES(e muitos dos quais com "carteirinha" da OAB"). Se o aluno paga (caro) para obter conhecimento jurídico a fim de poder exercer sua profissão, e no momento do exame de ordem constata que o produto que comprou não lhe dá condições de exercer a profissão, NADA MAIS JUSTO DO QUE PEDIR SEU DINHEIRO DE VOLTA. Esse dinheiro deveria ser devolvido 50% pela instituição de ensino e 50% pelos professores(com OAB). O que me parece, na verdade é que a categoria está querendo boicotar a entrada de novos profissionais no mercado.Não acredito que 92% seja incompetente para exercicio da profissão. Esse percentual já demosntra que por trás disso existem "outros interesses" ALUNOS PEÇAM INDENIZAÇÃO E DEVOLUÇÃO DE TUDO O QUE FOI PAGO

Aos caros colegas que prestaram o Exame de Orde...

Busato ()

Aos caros colegas que prestaram o Exame de Ordem/SP e que não foram aprovados, ou seja, as 17.974 (Dezessete mil, novecentas e setenta e quatro) pessoas, leiam com atenção os comentários do Ilustre Sr. Observador Atento!!! Mesmo com estas afirmações do Sr Observador Atento, continuo, com todas as vênias ao Ilustre Srº, tendo a certeza de que no meio desta gente toda que reprovou tem muitas pessoas de extrema inteligencia e capacidade e que só faltou transparência na correção das provas ou melhor dizendo, que os examinadores deveriam não ter tanto poder subjetivo para a correção das provas!!!! E vc já me cansou...fui!!!

Olha, não é possível, o Sr Observador Atento de...

Busato ()

Olha, não é possível, o Sr Observador Atento desvia do assunto de uma forma incrÍvel. Meu caro, sou Bacharel em Direito e já prestei o Exame de Ordem e para tanto tive que desembolsar R$120,00 para taxa de inscrição, portanto, acho que tenho ao menos o direito de reclamar, pois, pelo que sei vivo num Pais Democratico de Direito, onde é livre a manifestação do pensamento, ainda mais quando se gasta dinheiro no negócio e veja, o Senhor é tão cheio de histórias que me fez rir, pois, não estou creditando a OAB o problema do péssimo ensino jurídico do País, ao contrário, vejo que a OAB tem feito o possível para combater a abertura de novos Cursos de Direito que são desprovidos de qualquer qualidade, só estou colocando que seria necessário mais TRANSPARÊNCIA na correção das provas. Acho que o Sr. tem preguiça de ler, pois, a vários comentários neste texto que traz a baila vários casos estranhos de correção de prova. É só isso, e mais nada. Olha meu Senhor, não tenho pretensão de ser Presidente de nada, não obstante fosse uma honra para mim ocupar tal cargo nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, pois, é desta Instituição que quero tirar o sustento para alimentar minha familia quando tiver lá inscrito, mas sem decepciona-lo Ok?, pois, sei que V. Exª votaria em mim. Mas não tenho tal pretensão ENTENDEU AGORA MEU NOBRE!!!!!

Claudio Zoz, sou uma pessoa que pensa de forma ...

Busato ()

Claudio Zoz, sou uma pessoa que pensa de forma muita parecida contigo em vários aspectos do assunto em tela, em razão disto, se voçê me permite, assino embaixo de tudo que vc disse em seus comentários, na íntegra, pois vejo que suas palavras são verdadeiras. Em relação ao Exame de Ordem é claro que todos nós Bacharéis sabemos que se trata de um mal necessário, a única coisa que pedimos é transparência na correção das provas!! Não dá para engolir o fato de que apenas 8% daqueles que fizeram a OAB/SP foram aprovados e olha que não presto Exame em SP. Poxa, nesse meio de reprovados tem muita gente inteligente e capaz, e é isso que me incomoda, ver pessoas talentosas sendo colocadas para escanteio devido a preocupação da OAB em ter como principal matéria de capa de Jornal o número absurdo de reprovados!! Não consigo admitir isto e que me perdoem aqueles que veem de forma contrária!!!!

Quais são os interesses escusos em tamanho indí...

Marcello Augusto Lazzarini (Advogado Autônomo)

Quais são os interesses escusos em tamanho indíce de reprovação???? Quantos cursinhos preparatórios para exame de ordem se beneficiam desses indíces, cobrando de seus alunos até mesmo para a elaboração de recursos administrativos dirigidos à banca examinadora da OAB......Qual é o faturamento desses cursinhos??? V6 já pensaram nisso????

E ainda reclamam da inépcia de advogados. O qu...

O Martini (Outros - Civil)

E ainda reclamam da inépcia de advogados. O que mais a OAB pode fazer?

Não vejo nenhuma intenção deliberada da OAB em ...

M. L. Silva (Professor Universitário - Administrativa)

Não vejo nenhuma intenção deliberada da OAB em reprovar candidatos. Os testes realizados, pelo menos os que eu vi, tem nível baixo, e cobram do candidato apenas o mínimo para exercer a função. Colocar a responsabilidade na OAB é desconhecer a criação indiscriminada de cursos de Direito sem qualquer estrutura, biblioteca, professores preparados e tudo o mais. Essa é a principal razão para a reprovação de tantas pessoas. Concordo que devemos ir para Brasília, mas para cobrar do MEC que adote critérios rígidos na criação de novos cursos e feche os de esquina que existem aos milhares no País.

Caros colegas, abaixo falou o dono da verdade, ...

Busato ()

Caros colegas, abaixo falou o dono da verdade, aquele se sabe tudo, que indiretamente chama Professores, alunos, Bacharéis, enfim, pessoas de carne e osso, que gastam suas economias para alcançar o sonho de se tornarem Advogados de pessoas que NÃO TEM BOM SENSO!!!! Oras, o debate em questão, caro anônimo, se Vª Exª não conseguiu perceber é a falta de TRANSPARÊNCIA na correção das provas. Ninguem está sendo contrário ao Exame de Ordem como V. Exª pode perceber se se der ao trabalho de ler os comentários de várias e várias pessoas indignadas com certas coisas que acontecem na correção das provas. Perdeu uma grande oportunidade de ficar com seu grande Ego quieto!!!

Caros colegas, abaixo falou o dono da verdade, ...

Busato ()

Caros colegas, abaixo falou o dono da verdade, aquele se sabe tudo, que indiretamente chama Professores, alunos, Bacharéis, enfim, pessoas de carne e osso, que gastam suas economias para alcançar o sonho de se tornarem Advogados de pessoas que NÃO TEM BOM SENSO!!!! Oras, o debate em questão, caro anônimo, se Vª Exª não conseguiu perceber é a falta de TRANSPARÊNCIA

Caros colegas, já está passando da hora da gent...

Busato ()

Caros colegas, já está passando da hora da gente de unir em prol da transparência do Exame de Ordem. Vejam, o único curso no Pais em que o estudante universitário se forma e não é nada é no nosso, e como se isso não bastasse, vem este problema do Exame de Ordem que visa mais a imprensa com titulo de TANTOS REPROVADOS do que qualquer outra coisa. Sabe, ninguem é contra o Exame de Ordem, o problema está no fato de todo mundo, ou a maioria, estar se sentindo sacaneado, pois, a falta de transparência na correção das provas está mais do que evidente, vejam os próprios comentários que seguem neste texto. Vamos espalhar a noticia e se unir para, se necessário, ir bater na porta da OAB Federal a fim de solicitar as medidas necessárias para a solução de um problema que não está no ensino Jurídico e sim na alma da OAB!!!!! Que tal um Órgão fiscalizador que não seja da OAB e sim do Ministério Público????!!!

O grande problema não é só do ensino e sim da f...

Raquel Mercadante de Azevedo Perrucci ()

O grande problema não é só do ensino e sim da forma como é feita a prova com intuito de reprovar os inscritos, com muita frequencia vemos os profissionais inscritos na OAB com dificuldades em resolver as questões, até mesmo professores de cursinhos preparatórios, que de certa forma se beneficiam das dificuldades e "pegadinhas" que não avaliam conhecimento. Duvido que até mesmo as pessoas que formulam as questões consigam responder as formuladas em outras matérias, impossível ter todo o conhecimento que exigem.

A transparencia que o caro colega pede acima é ...

Helio Marcondes Neto (Advogado Sócio de Escritório - Previdenciária)

A transparencia que o caro colega pede acima é uma questão de justiça, eis que as provas da 2.fase, só são mostradas para os reprovados. E os aprovados, PORQUE NÃO MOSTRAM? Se a Ordem pulbicassem as provas, ou se mostrassem todas as provas dos aprovados e dos reprovados poderiamos ter ideia do que esses 8% fizeram para passar. Qual seria o milagre? O que me espanta é que já vi provas reprovadas que estavam perfeitas, ou seja, igual ao gabarito, e sem um risco de correção......Ai eu pergunto: " Será que eles corrigem a prova". Para os aprovados parabens, para os reprovados peço mil desculpas por terem escolhido uma profissão tão cruel... ate mais

Esta história de que o problema é o ensino jurí...

Busato ()

Esta história de que o problema é o ensino jurídico é balela!!! Não é possível tantas pessoas irem mal assim em uma prova. Não nos taxem de idiotas por que não somos, está existindo, em tese, muita sacanagem na correção das provas. Tá na hora de transparência. Tá na hora da gente se unir e ir para Brasilia na sede da OAB Federal, se necessário, exigir TRANSPARÊNCIA no Exame de Ordem, afinal de contas pagamos para fazer estas provas. O Exame de Ordem neste ano de 2004 mudou muito, não querendo tirar o mérito de quem fora aprovado antes deste ano, porém, ao que parece é que a meta da OAB este ano é colocar na imprensa estes números assustadores de reprovação colocando a culpa no ensino jurídico o que na verdade inancontece.

Só para completar. Nada contra os futuros cole...

Francisco Angeli Serra (Advogado Autônomo - Consumidor)

Só para completar. Nada contra os futuros colegas estudantes da USP e que tenham o seu grande baile e que seja um sucesso. Só não concordo com a diferenciação na forma de tratamento..seja em relação a estudantes, seja em relação a profissionais ou seja em relação a qualquer cidadão.

Bom...fiz questão de ler todos os comentários a...

Francisco Angeli Serra (Advogado Autônomo - Consumidor)

Bom...fiz questão de ler todos os comentários anteriores e de certa forma, todos têm razão nas colocações. O que não foi dito é que, infelizmente, cada vez mais estamos confirmando a teoria de que o nosso pais não é sério. Isso dito por um estrangeiro causaria revolta, claro, nenhum cidadão gosta de ouvir critica que chega de fora. Mas, sendo brasileiro e gostando dessa terra é que digo isso. Exame da OAB/SP...92% de reprovação. Ficam procurando os culpados..é a OAB? são as escolas? são os estudantes? São todos...cada vez mais a mentira está predominando. A escola finge que está ensinando e os alunos fingem que estão aprendendo e a OAB finge que é séria. Desde o tempo que eu estava na faculdade, diga-se, uma faculdade que é considerada de segunda linha, não quero me gabar e nem preciso, mas fui aprovado já no primeiro exame e olha que o índice de reprovação foi em torno de 85% também...toda a vez que eu conseguia comprar um livro já ficava feliz e olha que no ano seguinte vendia para poder comprar outro ...conheci colegas que compravam todos os livros que eram citados pelos professores, porem, nenhum saia da estante ou então não saiam das axilas do camarada, porque estar portando um livro de direito em baixo do braço dá status...as universidades cada vez mais estão aperfeiçoando a sua estrutura..só que uma estrutura quase que completamente de lazer, estão mais parecendo shopping center do que escolas. E a OAB??? com certeza nos próximos dias vai divulgar com grande ênfase que o índide de aprovação de alunos da USP foi de 100%....e a igualdade no tratamento???? Alias...todos que vierem a ler esse singelo comentário estão cientes de que a OAB alterou a data do proximo exame em virtude de não atrapalhar o baile de formatura dos alunos de direito da USP????

Comentar

Comentários encerrados em 3/12/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.