Nota vermelha

Exame da OAB-BA reprova 58% dos bacharéis em Direito

Autor

24 de novembro de 2004, 14h43

Pelos menos 58% dos bacharéis em Direito da Bahia foram reprovados no Exame de Ordem do estado. O comunicado foi feito, nesta quarta-feira (24/11), pelo presidente da OAB baiana, Dinailton Oliveira, ao presidente nacional da entidade, Roberto Busato. A tendência, conforme prevê Oliveira, é que aumente ainda mais a estatística de reprovados nas próximas avaliações.

“Aumenta-se a quantidade de faculdades, mas não há qualquer preocupação com a qualificação dos professores”. Segundo a OAB nacional, no primeiro exame do ano feito pela seccional baiana, o número de reprovados após a fase de recursos totalizou 40,41%. De acordo com declarações de vários candidatos, a dificuldade maior esteve na segunda fase (prova prática) porque as faculdades não preparam suficientemente os alunos para o exercício da profissão de advogado.

Dinailton Oliveira frisou que está previsto na grade curricular acadêmica o cumprimento de estágio profissional obrigatório. “Se não o fazem, as faculdades estão desrespeitando esse critério e, com isso, chegam ao mercado profissionais sem capacitação”, afirmou ele. “Não queremos reserva de mercado. Por mim, teríamos 100 escolas funcionando, desde que elas fossem capazes de preparar bem o profissional”.

Na avaliação do presidente da OAB da Bahia, o baixo percentual de aprovação está diretamente relacionado à abertura de um grande número de faculdades de Direito em Salvador, instituições de ensino que, segundo ele, funcionam sem os requisitos tão almejados para a qualidade de ensino. “Nesse último exame, já tivemos profissionais formados pelas escolas que foram inauguradas nos últimos cinco anos”, afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!