Os indicados

OAB escolhe lista sêxtupla para vaga no TRF da 2ª Região

Autor

8 de novembro de 2004, 14h10

Os advogados José Miguel Ribeiro Vionet, Carlos Alberto Pimentel Uggere, Álvaro Reinaldo de Souza, Maria Luíza de Mendonça, Missod Azulay Neto e Elisa Helena Lesqueves Galante são os seis nomes escolhidos pela Ordem dos Advogados do Brasil para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, aberta com a aposentadoria do juiz Ney Moreira Fonseca.

A lista sêxtupla, com os nomes por ordem de maior votação, foi elaborada nesta segunda-feira (7/11) pelo plenário do Conselho Federal da OAB e será enviada ao TRF-2. Lá, serão escolhidos três candidatos que serão enviados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A ele compete a indicação do futuro membro do tribunal pelo sistema do “quinto constitucional”, que reserva 20% de vagas nos tribunais a advogados e membros do Ministério Público.

Depois da indicação do presidente Lula, o nome ainda será submetido à sabatina pelo Congresso Nacional. Nove advogados, sendo seis do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo, participaram da formação da lista, indicados pelas seccionais da entidade nos dois estados. Três representantes capixabas integram a lista. São eles José Miguel, Carlos Alberto e Elisa Helena. Pelo Rio de Janeiro, os três integrantes são Álvaro Reinaldo, Maria Luíza e Missod Azulay. Os outros três advogados do Rio que ficaram fora da lista são Maria Lúcia Candiota, Frank Martini Claro e Flávio Holanda da Silva.

A sessão do Pleno do Conselho Federal foi conduzida pelo presidente da instituição, Roberto Busato, e contou com a participação do vice-presidente da entidade Aristoteles Atheniense e do secretário-geral adjunto, Ercílio Bezerra de Castro Filho. Também participaram todos os membros honorários vitalícios e ex-presidentes da OAB nacional, Eduardo Seabra Fagundes, Hermann Baeta e Reginaldo de Castro.

Estiveram ainda presentes os presidentes das Seccionais da OAB do Espírito Santo, Agesandro da Costa Pereira; do Rio de Janeiro, Octávio Gomes, e do Rio Grande do Sul, Valmir Batista.

A comissão que sabatinou os nove candidatos foi composta pelos conselheiros federais Fides Angélica Ommati (Piauí), José Brito de Souza (Maranhão), Ussiel Tavares da Silva Filho (Mato Grosso) e Alberto Simonetti Cabral Neto (Amazonas). A banca apuradora dos votos foi constituída pelos conselheiros federais José Edísio Simões Souto (Paraíba), Sebastião Cristovam Fortes Magalhães (Amapá), Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque (Paraná) e Maria Avelina Hesketh (Pará).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!