Consultor Jurídico

Comentários de leitores

8 comentários

Caros advogados, Por conscidencia a Prefeitura...

Ana Lúcia Ferraz (Funcionário público)

Caros advogados, Por conscidencia a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, esta homenageando o jurista Sobral Pinto, dando seu nome a um Eguipamento Social da Cidade. Gostaria de pedir que se algum dos cadastrados neste site tiverem alguma informçao de alguém da familia ( numero de telefone ,endereço... ) Se comunicasse comigo , pois para que aconteça esta homenagem preciso da autoriação de alguem da familia. Por pesquisa informei-me que sua filha a Dr. Ruth também faleceu em 2001. Aguarda algum contato. Obrigada. Ana Lúcia Ferraz Centro de Memória da Assistência Social Carioca

Nesse momento dificil para todos nos brasileiro...

Gesiel de Souza Rodrigues ()

Nesse momento dificil para todos nos brasileiros em que muitos se calam ou se acovardam a providencial lembrança de Sobral Pinto nos convoca a reflexão sobre que pais queremos para nos e nossos filhos. Em tempos que campeia a iniquidade, abuso do poder, desvarios políticos, corrupção e aniquilação de direitos constitucionais e verdadeira crise de credibilidade e de conhecimento jurídico de nossos tribunais superiores lembrar de Sobral Pinto chega a causar choque e incredulidade ante o retrocesso que nossa sociedade vem passando. Perdemos figuras importantes que jamais serão reparadas. Junto a Evandro Lins e Silva, Sobral Pinto, Raimundo Faoro e outros brasileiros de boa cepa vão a hombridade, a diginidade e retidão de carater que tanta falta tem feito em nossa vida pública. Saudo o articulista pela lembrança.

Colega, aqui em Barbacena existe a maior comend...

Alex Guedes dos Anjos (Advogado Autônomo - Civil)

Colega, aqui em Barbacena existe a maior comenda que um cidadão pode receber chama-se "Medalha Sobral Pinto". A última vez que tive notícias que ela foi conferida, foi para a Sassá, jogadora de volei da seleção brasileira que também nasceu em nossa cidade. Mas em nossa cidade nunca ouvimos falar muito este nome e acredito que a maioria das pessoas (inclusive as agraciadas com a medalha), mal devem saber quem foi Sobral Pinto. Bom, agora você já tem algum contato aqui em Barbacena, qualquer coisa é só falar. Abraços Alex Guedes dos Anjos http://www.barbacenaonline.com.br/gazeta/setembro/0309042.htm

Embora lamentável, não me espanta o esqueciment...

Zanon de Paula Barros (Advogado Sócio de Escritório)

Embora lamentável, não me espanta o esquecimento a que foi relegado Sobral Pinto. Raros se lembram de que um dia existiu Francisco Gê Acaiaba de Montezuma: negro, filho de escrava, advogado formado em Coimbra além de formado em medicina pela Bahia, foi fundador e primeiro presidente, em 1843 (em pleno regime da escravidão) do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil. Por suas posições liberais foi banido do País, voltando posteriormente, terminando seus dias com o título de Visconde de Jequitinhonha.

Concordo integralmente com as considerações lan...

Antonio Sasso Garcia Filho ()

Concordo integralmente com as considerações lançadas pelo Dr. Raul Haidar (a quem, inclusive, em nome da OAB São Carlos/SP, envio cordiais saudações). Pena existam poucos livros retratando a biogafria do Dr. Sobral Pinto. Além da obra mencionada pelo colega João Carlos Silva Cardoso, há outro trabalho realizado por renomado escritor norte-americano, denominado "Sobral Pinto, a Consciência do Brasil" (são dois livros, sendo o primeiro sobre a passagem de Sobral pelo Estado Novo e a segunda, pela ditadura militar pós 1.964. Até onde sei, apenas o primeiro livro foi editado. O segundo ainda não saiu). Antonio Sasso Garcia Filho Advogado - São Carlos/SP

Concordo com todos os comentários já feitos. Es...

Thomas (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Concordo com todos os comentários já feitos. Escrevo apenas para dizer que coincidentemente ontem, ao bater um papo na net, determinada pessoa veio elogiar a ditadura militar que instalou-se no país em 64 e, mais estranhamente, tal comentário partiu de um colega advogado e eu revoltado com tal elogio perguntei ao nobre colega se alguma vez ele já tinha ouvido falar no Dr. SOBRAL´PINTO. Isto é o Brasil, onde se esquece rapidamente de seus grandes vultos.

Nada além de concordar em gênero,número e grau....

Fernando Lacerda (Advogado Autônomo - Civil)

Nada além de concordar em gênero,número e grau. Este modesto subscritor teve a honra de participar de um jantar (aqui em São Paulo), em sua homenagem. Aliás, foi o único Colega que - com este fito - me inspirou sair de casa.

Brilhante a matéria. Sobral Pinto deveria ser l...

LUÍS  (Advogado Sócio de Escritório)

Brilhante a matéria. Sobral Pinto deveria ser lembrado do mesmo modo que Rui Barbosa pela entidade. Foi um advogado excepcional, e sua conduta inspirou, e ainda inspira, grandes profissionais do direito. Era homem que não falava de democracia, mas a praticava. Na época da ditadura, os advogados que defendiam os comunistas eram considerados verdadeiros bandidos. Ele era um homem destemido, guiado pelos seus ideais e pela mais profunda e inabalável convicção de que o advogado é profissional indispensável à defesa não apenas do réu, mas da própria ordem democrática. Toda vez que você defende um réu, seja ele quem for, por pior que seja o crime que tenha cometido, você está prestando um serviço à democracia. O tempo provou que os opositores ao regime militar, na época considerados verdadeiros bandidos, na verdade eram os heróis da Democracia. É por este motivo que tenho nojo de advogados como o presidente da OAB-ES, que critica colegas de profissão pelo simples fato de defender acusados que supostamente pertencem ao "crime organizado", palavra de ordem dos caluniadores de plantão utilizada para desmoralizar seus desafetos. Leiam mais sobre a vida de SOBRAL PINTO, e verão o que é ser um advogado de verdade, diferente de muitos pervertidos que estão por aí.

Comentar

Comentários encerrados em 14/11/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.