O International Trade Centre (Unctad/WTO) promove, de 2 a 5 de novembro, em São Paulo, o Fórum Latino Americano de Negócios Eletrônicos, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. O tema do evento é o “Uso das tecnologias de informação e comunicação como alavanca às exportações das pequenas e médias empresas”.
Segundo a organização do seminário, o objetivo é gerar e difundir conhecimento sobre o fortalecimento das pequenas e médias empresas como base para o desenvolvimento sustentável dos mercados e das exportações latino-americanas.
Entre as principais temáticas que serão abordadas entre os países participantes destacam-se as relativas a barreiras ao comércio exterior, seguros, direito eletrônico, financiamentos, meios de pagamento e perspectivas do comércio eletrônico na América Latina e no mundo.
As conclusões do encontro serão apresentadas na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, marcada para novembro de 2005, em Tunis, na Tunísia.
Entre os participantes do Fórum estão o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o presidente da Associação Latino-Americana de Entidades de Tecnologia da Informação, Jorge Cassino, o assessor especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, José Zeno Fontana, e o gerente da Associação Peruana de Comércio Eletrônico, Hugo Gallegos.
Veja a programação preliminar (sujeita à confirmação)
Sessão Inaugural (Auditório Jaraguá)
03/11
8h40 Discurso de Boas Vindas
Luiz Fernando Furlan – Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasil.
8h50
Preparando o Cenário
Joseph Smadja – Vice-Diretor Executivo do ITC
9h
Palestra Inaugural
José Luiz Ricca – Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Brasil
9h25
Discurso Central
Cassim Parak – Diretor do e.Com Institute, África do Sul
9h55
Agradecimentos
Cid Torquato – Diretor-Executivo da Camara-e.net, Brasil
10h
Coffee Break
Próxima Geração dos Negócios Eletrônicos: Visões e Práticas
10h30
Introdução do Presidente da Mesa
Joseph Smadja – Vice-Diretor Executivo do ITC
10h35
Novas Ondas dos Negócios Eletrônicos
Mike Katz – Consultor Internacional de Negócios Eletrônicos, ITC; Carlo Petrini – Gerente de Relações Internacionais, Poste Italiane
11h15
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação Como Alavanca às Exportações das Pequenas e Médias Empresas: Como Tornar isso Benéfico às PMEs?
Antonio de Paula Braquehais – Chefe de Operações na Internet – Correios, Brasil; Osório Carvalho Dias – Chefe da Divisão Internacional de Comércio dos Correios, Brasil
11h45
Oportunidades de Negócios Eletrônicos: Dinâmicas da América Latina
Antonio Ca´Zorzi – Gerente do Programa
12h15
O Que Funciona e o Que não Funciona: Mecanismos Reais de Incentivo às PMEs
Eduardo da Costa – Superintendente da Área de Investimento em Inovação da Finep, Brasil
12h45
Painel
13h30
Almoço
O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como Alavanca às Exportações das Pequenas e Médias Empresas: O que Funciona e o que não Funciona? Visões e Experiências Nacionais
14h30
Introdução do Presidente da Mesa
Roberto Meir – Editor da B2B Magazine e da Consumidor Moderno,
Brasil
14h45
Uma Nova Cultura de Gerenciamento para as PMEs?
Luis Casacó – Especialista em Comércio Eletrônico e TI da ALADI, Uruguai
15h
Negócios Eletrônicos: Barreiras para a Expansão
Arturo A. Gallegos – Diretor Geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, Venezuela
15h20
As Instituições Financeiras como fomentadoras do desenvolvimento das pequenas e médias empresas
Tarcísio Luiz Dalvi – Superintendente Nacional de Estratégias de Canais da Caixa Econômica Federal; Silvia Bidart – Consultora da ONU e do BID
15h40
A Segurança Eletrônica Atinge os Objetivos das PMEs?
Ludovino Lopes – Advogado, Brasil; Ricardo Theil – Presidente do IPDI, Brasil
16h
As PMEs Conseguem Acessar e Competir nos Mercados Eletrônicos? Jorge Cassino – Presidente da Associação Latino-Americana de Entidades de Tecnologia da Informação (ALETI), Argentina; Edgar Powarczuk – Gerente de Educação e da Universidade Sebrae de Negócios, Brasil
16h20
Coffee Break
16h40
Legislação Eletrônica vs. Auto-Regulação
Eduardo Gonçalves – Advogado e Sócio do BKBG Sociedade de Advogados, Brasil; Erick Iriarte Ahon – Alfa-Redi, Peru; Renato Opice Blum – Diretor do Opice Blum Advogados Associados, Brasil
17h10
Mercado Eletrônico Latino-Americano para PMEs
Michael Stocker – Gerente – Stocker Group SA, Chile
17h30
Painel: O Que Funciona e o Que Não Funciona?
18h30
Fechamento do Primeiro Dia
Estratégias Eletrônicas (Sala 1)
04/11
9h
Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa
Rodolfo Castillo, Presidente AESA – ICT consultants, Bolívia; John Gillies, Consultor de Comércio, ITC
9h15
Além do Acesso: Comércio Eletrônico e Estratégias Nacionais de Exportação
John Gillies – Consultor Internacional, ITC
9h45
Transações no Comércio Eletrônico: Onde Estão Acontecendo?
Fabiana Yazbek – Diretora de Produtos e Marketing da e-bit, Brasil
10h15
Painel
10h30
Coffee Break
10h50
Definindo Importantes Indicadores de Performance
Carlos Bianco – Pesquisador do Centro REDES, Argentina; Daniel Domeneghetti – Diretor de Estratégia da E-Consulting Corp., Brasil
11h40
Introduzindo “e” no Trabalho – Cases de PMEs Brasileiras
Celso Demarchi – Diretor Boomer Dog Wear, Brasil
12h
Painel
Moderadora – Florencia Ferrer – Diretora da Empresa Florencia Ferrer Pesquisa e Consultoria, Argentina
13h
Almoço
14h30
Recomendações para a Elaboração de Estratégias Nacionais: Casos Nacionais
Rogério Vianna – Coordenador do Comitê de Comércio Eletrônico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasil
15h
Transformando Estratégia em Ação: Desenvolvendo Programas Efetivos de Fomento ao Comércio Eletrônico
Edgar Powarczuk – Gerente de Educação e da Universidade Sebrae de Negócios, Brasil
15h30
Coffee Break
15h50
Trabalho em Grupo: Desenvolvendo Estratégias
Moderador: Claudio Letelier Segovia – Diretor de Informática – Municipalidad de Concepción, Chile
16h40
Apresentação dos Grupos
17h20
Discussão dos Grupos
18h20
Recomendações e Conclusões
18h30
Encerramento do Workshop
Sala 3: Finanças Eletrônicas e Comércio: Como Navegar nos Labirintos Bancários
9h
Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa
Rogério Lott, Gerente Executivo da Diretoria de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Brasil; Carlo F. Cattani, Consultor de Comércio e Finanças, ITC
9h05
Desmistificando os Serviços Financeiros Eletrônicos: O Que Funciona e Onde Carlo F. Cattani – ITC
9h45
Serviços Financeiros Eletrônicos: Como Explorar a Tecnologia para Otimizar Valores
Yow J. Lee – Consultor Internacional sobre Comércio e Finanças, ITC
10h15
Espaço para Perguntas
10h30
Coffee Break
10h50
A Resposta de um Banco: Como Criar Produtos que Atendam às Necessidades dos Clientes
Silvio Sakata – Diretoria de PME do Banco do Brasil, Brasil
11h20
A Resposta de um Serviço Postal: Como Criar Produtos que Atendam às Necessidades dos Clientes
Elhaj Gley – Presidente da La Poste Tunisienne
11h50
Pagamentos Eletrônicos para as PMEs: Uma Janela de Oportunidades
João Paulo de Mattos – Superintendente da e-Financial, Brasil
12h15
Painel
Moderador: Juan Carlos Solines – Advogado, Brasil
12h45
Conclusões e Recomendações
13h
Almoço
Sala 2 – Aplicações Eletrônicas para Sobreviver nos Negócios Globais do Setor Têxtil
9h
Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa
Carlos Vera Quintana – Diretor Corpece, Equador; Mathias Knappe – Executivo Senior em Desenvolvimento de Produtos, ITC; Ian Sayers – Consultor Senior do Setor Privado, ITC
9h05
As Mudanças do Mercado Global de Vestuário e o Papel das Aplicações Eletrônicas no Aumento da Competitividade Mathias Knappe – Consultor Internacional, ITC
9h45
Aplicações Eletrônicas Usadas por Varejistas dos Estados Unidos e União Européia em Suas Operações e Possíveis Respostas por Parte dos Fabricantes Michael Katz – Consultor Internacional de Negócios Eletrônicos, ITC
10h15
Painel
João Batista Arruda – Diretor de Comércio Exterior da Câmara de Comércio do Mercosul, Brasil
10h30
Coffee Break
10h50
Como Usar Aplicações Eletrônicas para Aumentar Competitividade: Um Estudo de Caso de um Fabricante do Setor
Rogério Schandert – Diretor-Executivo da Closet.com.br, Brasil
11h40
Aplicações Eletrônicas e Cadeia de Valores no Setor Têxtil, de Vestuário e Calçadista
Gerson Schmitt – VP Conselho Superior da Paradigma Tecnologia, Brasil
12h
Painel – Trabalho em Grupo
Jorge Luis Dos Santos – Diretor do Grupo Integrado de Marketing (GIM), Brasil
13h
Almoço
14h30
Introdução do ITC sobre o Diagnóstico da sua Cadeia de Valor
Ian Sayers – ITC
14h50
Mapeando os Negócios, o Ambiente das TICs e as Oportunidades Eletrônicas nas Cadeias de Valor
Moderador: Chu S. Yong – Professor da FGV-EAESP e Diretor da AOM, Brasil
15h50
Apresentações de Cada Grupo Trabalho de Grupo
16h10
Definindo sua Cadeia de Valor
Thomaz Zanotto – Diretor da Bolsa1.com, Brasil
16h45
Coffee Break
17h15
Construindo um Plano Eletrônico
Trabalho de Grupo
18h10
Apresentações de Cada Grupo e Discussão
Trabalho de Grupo
18h20
Recomendações e Conclusões
18h30
Encerramento do Workshop
Sala 3 – Construindo uma Rede de Comunicação nos Negócios Eletrônicos: Prolongando o Sucesso
14h30
Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa
Claudine Oliveira – Coodenadora do Projeto E-Clusters, ICT for Business/BID, Brasil
14h40
Redes de Comunicação nos Negócios Eletrônicos: Estado Atual e Desenvolvimento
Matthew Wake – ITC
15h
Visões do Setor Privado: Casos de Sucesso nas Redes de Comunicação Eletrônicas
Vanda Scartezini – Consultora da Polo Consultores Associados, Brasil
15h30
Coffee Break
16h
e-Clusters: Experiências e Recomendações José Zeno Fontana – Assessor Especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, Brasil
16h25
Soluções nos Negócios Eletrônicos: Modelos Práticos
Marcelo Santiago – Presidente da AMI, Brasil
16h50
Investindo em Redes de Comunicação para o Desenvolvimento do Comércio Eletrônico
El Haj Gley – La Poste Tunisienne, Tunísia
17h20
Painel
Hugo Gallegos – Gerente da Associação Peruana de Comércio Eletrônico, Peru
18h20
Recomendações e Conclusões
18h30
Encerramento do Workshop
05/11
Construindo Competências Regionais para os Negócios Eletrônicos na Sociedade da Informação: Como Suplantar as Necessidades de Exportação das PMEs (Auditório Jaraguá)
8h30
Redefinindo Políticas de Negócios Eletrônicos em Favor das PMEs: Novos Objetivos e Iniciativas Wolney Martins – Gerente da Unidade de Tecnologia da Informação do Sebrae, Brasil
9h
Redefinindo Políticas de Negócios Eletrônicos em Favor das PMEs: Novos Objetivos e Iniciativas Tadao Takahashi – Consultor Internacional, Brasil
9h30
Comércio Eletrônico para as PMEs: Estratégias e Práticas
John Gillies – Executivo Senior de Comércio, ITC
10h
Construindo Mercados Eletrônicos Regionais: Necessidades, Riscos e Benefícios Nikolai Semine – Chefe da Sessão de Desenvolvimento do Comércio Eletrônico, ITC
10h30
Coffee Break
11h
Painel
Moderador: Joseph Smadja – Vice- Diretor Executivo,ITC
12h
Conclusões e Recomendações: Para Onde Estamos Caminhando?
Cid Torquato – Diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
12h15
Encerramento do Fórum de Negócios Eletrônicos
Julio Semeghini – Deputado Federal (PSDB-SP), Brasil