Comércio virtual

ITC promove Fórum Latino Americano de Negócios Eletrônicos em SP

Autor

2 de novembro de 2004, 8h51

O International Trade Centre (Unctad/WTO) promove, de 2 a 5 de novembro, em São Paulo, o Fórum Latino Americano de Negócios Eletrônicos, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. O tema do evento é o “Uso das tecnologias de informação e comunicação como alavanca às exportações das pequenas e médias empresas”.

Segundo a organização do seminário, o objetivo é gerar e difundir conhecimento sobre o fortalecimento das pequenas e médias empresas como base para o desenvolvimento sustentável dos mercados e das exportações latino-americanas.

Entre as principais temáticas que serão abordadas entre os países participantes destacam-se as relativas a barreiras ao comércio exterior, seguros, direito eletrônico, financiamentos, meios de pagamento e perspectivas do comércio eletrônico na América Latina e no mundo.

As conclusões do encontro serão apresentadas na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, marcada para novembro de 2005, em Tunis, na Tunísia.

Entre os participantes do Fórum estão o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o presidente da Associação Latino-Americana de Entidades de Tecnologia da Informação, Jorge Cassino, o assessor especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, José Zeno Fontana, e o gerente da Associação Peruana de Comércio Eletrônico, Hugo Gallegos.

Veja a programação preliminar (sujeita à confirmação)

Sessão Inaugural (Auditório Jaraguá)

03/11

8h40 Discurso de Boas Vindas

Luiz Fernando Furlan – Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasil.

8h50

Preparando o Cenário

Joseph Smadja – Vice-Diretor Executivo do ITC

9h

Palestra Inaugural

José Luiz Ricca – Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Brasil

9h25

Discurso Central

Cassim Parak – Diretor do e.Com Institute, África do Sul

9h55

Agradecimentos

Cid Torquato – Diretor-Executivo da Camara-e.net, Brasil

10h

Coffee Break

Próxima Geração dos Negócios Eletrônicos: Visões e Práticas

10h30

Introdução do Presidente da Mesa

Joseph Smadja – Vice-Diretor Executivo do ITC

10h35

Novas Ondas dos Negócios Eletrônicos

Mike Katz – Consultor Internacional de Negócios Eletrônicos, ITC; Carlo Petrini – Gerente de Relações Internacionais, Poste Italiane

11h15

O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação Como Alavanca às Exportações das Pequenas e Médias Empresas: Como Tornar isso Benéfico às PMEs?

Antonio de Paula Braquehais – Chefe de Operações na Internet – Correios, Brasil; Osório Carvalho Dias – Chefe da Divisão Internacional de Comércio dos Correios, Brasil

11h45

Oportunidades de Negócios Eletrônicos: Dinâmicas da América Latina

Antonio Ca´Zorzi – Gerente do Programa

12h15

O Que Funciona e o Que não Funciona: Mecanismos Reais de Incentivo às PMEs

Eduardo da Costa – Superintendente da Área de Investimento em Inovação da Finep, Brasil

12h45

Painel

13h30

Almoço

O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como Alavanca às Exportações das Pequenas e Médias Empresas: O que Funciona e o que não Funciona? Visões e Experiências Nacionais

14h30

Introdução do Presidente da Mesa

Roberto Meir – Editor da B2B Magazine e da Consumidor Moderno,

Brasil

14h45

Uma Nova Cultura de Gerenciamento para as PMEs?

Luis Casacó – Especialista em Comércio Eletrônico e TI da ALADI, Uruguai

15h

Negócios Eletrônicos: Barreiras para a Expansão

Arturo A. Gallegos – Diretor Geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, Venezuela

15h20

As Instituições Financeiras como fomentadoras do desenvolvimento das pequenas e médias empresas

Tarcísio Luiz Dalvi – Superintendente Nacional de Estratégias de Canais da Caixa Econômica Federal; Silvia Bidart – Consultora da ONU e do BID

15h40

A Segurança Eletrônica Atinge os Objetivos das PMEs?

Ludovino Lopes – Advogado, Brasil; Ricardo Theil – Presidente do IPDI, Brasil

16h

As PMEs Conseguem Acessar e Competir nos Mercados Eletrônicos? Jorge Cassino – Presidente da Associação Latino-Americana de Entidades de Tecnologia da Informação (ALETI), Argentina; Edgar Powarczuk – Gerente de Educação e da Universidade Sebrae de Negócios, Brasil

16h20

Coffee Break

16h40

Legislação Eletrônica vs. Auto-Regulação

Eduardo Gonçalves – Advogado e Sócio do BKBG Sociedade de Advogados, Brasil; Erick Iriarte Ahon – Alfa-Redi, Peru; Renato Opice Blum – Diretor do Opice Blum Advogados Associados, Brasil


17h10

Mercado Eletrônico Latino-Americano para PMEs

Michael Stocker – Gerente – Stocker Group SA, Chile

17h30

Painel: O Que Funciona e o Que Não Funciona?

18h30

Fechamento do Primeiro Dia

Estratégias Eletrônicas (Sala 1)

04/11

9h

Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa

Rodolfo Castillo, Presidente AESA – ICT consultants, Bolívia; John Gillies, Consultor de Comércio, ITC

9h15

Além do Acesso: Comércio Eletrônico e Estratégias Nacionais de Exportação

John Gillies – Consultor Internacional, ITC

9h45

Transações no Comércio Eletrônico: Onde Estão Acontecendo?

Fabiana Yazbek – Diretora de Produtos e Marketing da e-bit, Brasil

10h15

Painel

10h30

Coffee Break

10h50

Definindo Importantes Indicadores de Performance

Carlos Bianco – Pesquisador do Centro REDES, Argentina; Daniel Domeneghetti – Diretor de Estratégia da E-Consulting Corp., Brasil

11h40

Introduzindo “e” no Trabalho – Cases de PMEs Brasileiras

Celso Demarchi – Diretor Boomer Dog Wear, Brasil

12h

Painel

Moderadora – Florencia Ferrer – Diretora da Empresa Florencia Ferrer Pesquisa e Consultoria, Argentina

13h

Almoço

14h30

Recomendações para a Elaboração de Estratégias Nacionais: Casos Nacionais

Rogério Vianna – Coordenador do Comitê de Comércio Eletrônico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasil

15h

Transformando Estratégia em Ação: Desenvolvendo Programas Efetivos de Fomento ao Comércio Eletrônico

Edgar Powarczuk – Gerente de Educação e da Universidade Sebrae de Negócios, Brasil

15h30

Coffee Break

15h50

Trabalho em Grupo: Desenvolvendo Estratégias

Moderador: Claudio Letelier Segovia – Diretor de Informática – Municipalidad de Concepción, Chile

16h40

Apresentação dos Grupos

17h20

Discussão dos Grupos

18h20

Recomendações e Conclusões

18h30

Encerramento do Workshop

Sala 3: Finanças Eletrônicas e Comércio: Como Navegar nos Labirintos Bancários

9h

Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa

Rogério Lott, Gerente Executivo da Diretoria de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Brasil; Carlo F. Cattani, Consultor de Comércio e Finanças, ITC

9h05

Desmistificando os Serviços Financeiros Eletrônicos: O Que Funciona e Onde Carlo F. Cattani – ITC

9h45

Serviços Financeiros Eletrônicos: Como Explorar a Tecnologia para Otimizar Valores

Yow J. Lee – Consultor Internacional sobre Comércio e Finanças, ITC

10h15

Espaço para Perguntas

10h30

Coffee Break

10h50

A Resposta de um Banco: Como Criar Produtos que Atendam às Necessidades dos Clientes

Silvio Sakata – Diretoria de PME do Banco do Brasil, Brasil

11h20

A Resposta de um Serviço Postal: Como Criar Produtos que Atendam às Necessidades dos Clientes

Elhaj Gley – Presidente da La Poste Tunisienne

11h50

Pagamentos Eletrônicos para as PMEs: Uma Janela de Oportunidades

João Paulo de Mattos – Superintendente da e-Financial, Brasil

12h15

Painel

Moderador: Juan Carlos Solines – Advogado, Brasil

12h45

Conclusões e Recomendações

13h

Almoço

Sala 2 – Aplicações Eletrônicas para Sobreviver nos Negócios Globais do Setor Têxtil

9h

Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa

Carlos Vera Quintana – Diretor Corpece, Equador; Mathias Knappe – Executivo Senior em Desenvolvimento de Produtos, ITC; Ian Sayers – Consultor Senior do Setor Privado, ITC

9h05

As Mudanças do Mercado Global de Vestuário e o Papel das Aplicações Eletrônicas no Aumento da Competitividade Mathias Knappe – Consultor Internacional, ITC

9h45

Aplicações Eletrônicas Usadas por Varejistas dos Estados Unidos e União Européia em Suas Operações e Possíveis Respostas por Parte dos Fabricantes Michael Katz – Consultor Internacional de Negócios Eletrônicos, ITC

10h15

Painel

João Batista Arruda – Diretor de Comércio Exterior da Câmara de Comércio do Mercosul, Brasil

10h30

Coffee Break

10h50

Como Usar Aplicações Eletrônicas para Aumentar Competitividade: Um Estudo de Caso de um Fabricante do Setor

Rogério Schandert – Diretor-Executivo da Closet.com.br, Brasil

11h40

Aplicações Eletrônicas e Cadeia de Valores no Setor Têxtil, de Vestuário e Calçadista

Gerson Schmitt – VP Conselho Superior da Paradigma Tecnologia, Brasil

12h

Painel – Trabalho em Grupo

Jorge Luis Dos Santos – Diretor do Grupo Integrado de Marketing (GIM), Brasil


13h

Almoço

14h30

Introdução do ITC sobre o Diagnóstico da sua Cadeia de Valor

Ian Sayers – ITC

14h50

Mapeando os Negócios, o Ambiente das TICs e as Oportunidades Eletrônicas nas Cadeias de Valor

Moderador: Chu S. Yong – Professor da FGV-EAESP e Diretor da AOM, Brasil

15h50

Apresentações de Cada Grupo Trabalho de Grupo

16h10

Definindo sua Cadeia de Valor

Thomaz Zanotto – Diretor da Bolsa1.com, Brasil

16h45

Coffee Break

17h15

Construindo um Plano Eletrônico

Trabalho de Grupo

18h10

Apresentações de Cada Grupo e Discussão

Trabalho de Grupo

18h20

Recomendações e Conclusões

18h30

Encerramento do Workshop

Sala 3 – Construindo uma Rede de Comunicação nos Negócios Eletrônicos: Prolongando o Sucesso

14h30

Abertura: Considerações por parte do Presidente da Mesa

Claudine Oliveira – Coodenadora do Projeto E-Clusters, ICT for Business/BID, Brasil

14h40

Redes de Comunicação nos Negócios Eletrônicos: Estado Atual e Desenvolvimento

Matthew Wake – ITC

15h

Visões do Setor Privado: Casos de Sucesso nas Redes de Comunicação Eletrônicas

Vanda Scartezini – Consultora da Polo Consultores Associados, Brasil

15h30

Coffee Break

16h

e-Clusters: Experiências e Recomendações José Zeno Fontana – Assessor Especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, Brasil

16h25

Soluções nos Negócios Eletrônicos: Modelos Práticos

Marcelo Santiago – Presidente da AMI, Brasil

16h50

Investindo em Redes de Comunicação para o Desenvolvimento do Comércio Eletrônico

El Haj Gley – La Poste Tunisienne, Tunísia

17h20

Painel

Hugo Gallegos – Gerente da Associação Peruana de Comércio Eletrônico, Peru

18h20

Recomendações e Conclusões

18h30

Encerramento do Workshop

05/11

Construindo Competências Regionais para os Negócios Eletrônicos na Sociedade da Informação: Como Suplantar as Necessidades de Exportação das PMEs (Auditório Jaraguá)

8h30

Redefinindo Políticas de Negócios Eletrônicos em Favor das PMEs: Novos Objetivos e Iniciativas Wolney Martins – Gerente da Unidade de Tecnologia da Informação do Sebrae, Brasil

9h

Redefinindo Políticas de Negócios Eletrônicos em Favor das PMEs: Novos Objetivos e Iniciativas Tadao Takahashi – Consultor Internacional, Brasil

9h30

Comércio Eletrônico para as PMEs: Estratégias e Práticas

John Gillies – Executivo Senior de Comércio, ITC

10h

Construindo Mercados Eletrônicos Regionais: Necessidades, Riscos e Benefícios Nikolai Semine – Chefe da Sessão de Desenvolvimento do Comércio Eletrônico, ITC

10h30

Coffee Break

11h

Painel

Moderador: Joseph Smadja – Vice- Diretor Executivo,ITC

12h

Conclusões e Recomendações: Para Onde Estamos Caminhando?

Cid Torquato – Diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico

12h15

Encerramento do Fórum de Negócios Eletrônicos

Julio Semeghini – Deputado Federal (PSDB-SP), Brasil

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!