Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Aperta o cerco

Justiça inaugura central sobre crimes de lavagem de dinheiro

Será inaugurada no Conselho da Justiça Federal (CJF), nesta quarta-feira (31/3), às 16h, a Central de Informações da Justiça Federal sobre Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional e Crimes de Lavagem de Dinheiro. O presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves e o ministro Gilson Dipp fazem a instalação da Central.

O principal objetivo da Central de Informações é reunir e divulgar, da forma mais completa possível, aos órgãos envolvidos no combate e no julgamento dos crimes de lavagem, os processos em andamento na Justiça Federal, com informações detalhadas sobre inquéritos abertos, denúncias oferecidas, ações impetradas, valores e bens tornados indisponíveis e confiscados.

O ministro Gilson Dipp representa o CJF junto ao Gabinete de Gestão Integrada de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, formado pelas principais autoridades responsáveis pelo combate à lavagem do Governo, do Judiciário e do Ministério Público.

O grupo foi formado em dezembro do ano passado para desenvolver uma estratégia conjunta de combate à lavagem de dinheiro, que resultou na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro – ENCLA.

Sete varas federais criminais em todo o país são especializadas no combate aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de Lavagem de Dinheiro, em decorrência da Resolução 314 do CJF.

As varas estão localizadas nas cidades de Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Espírito Santo, Fortaleza e Pernambuco. Segundo estatísticas do CJF, em outubro de 2003 essas varas especializadas já registravam 1.097 inquéritos policiais sobre esses tipos de crimes. (STJ)

Revista Consultor Jurídico, 30 de março de 2004, 16h38

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/04/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.