Aperta o cerco

Justiça inaugura central sobre crimes de lavagem de dinheiro

Autor

30 de março de 2004, 16h38

Será inaugurada no Conselho da Justiça Federal (CJF), nesta quarta-feira (31/3), às 16h, a Central de Informações da Justiça Federal sobre Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional e Crimes de Lavagem de Dinheiro. O presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves e o ministro Gilson Dipp fazem a instalação da Central.

O principal objetivo da Central de Informações é reunir e divulgar, da forma mais completa possível, aos órgãos envolvidos no combate e no julgamento dos crimes de lavagem, os processos em andamento na Justiça Federal, com informações detalhadas sobre inquéritos abertos, denúncias oferecidas, ações impetradas, valores e bens tornados indisponíveis e confiscados.

O ministro Gilson Dipp representa o CJF junto ao Gabinete de Gestão Integrada de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, formado pelas principais autoridades responsáveis pelo combate à lavagem do Governo, do Judiciário e do Ministério Público.

O grupo foi formado em dezembro do ano passado para desenvolver uma estratégia conjunta de combate à lavagem de dinheiro, que resultou na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro – ENCLA.

Sete varas federais criminais em todo o país são especializadas no combate aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de Lavagem de Dinheiro, em decorrência da Resolução 314 do CJF.

As varas estão localizadas nas cidades de Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Espírito Santo, Fortaleza e Pernambuco. Segundo estatísticas do CJF, em outubro de 2003 essas varas especializadas já registravam 1.097 inquéritos policiais sobre esses tipos de crimes. (STJ)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!