Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

CPI da Pirataria

Grupo de parlamentares viaja aos EUA para debater CPI da Pirataria

A indústria de software, através da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software –, e da Business Software Alliance (BSA), conjuntamente com associações representativas de outros setores da economia, está organizando uma viagem dos deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pirataria da Câmara Federal aos Estados Unidos. O presidente da CPI, Luiz Antônio de Medeiros (PL-SP), os vice-presidentes Júlio Semeghini (PSDB-SP) e Júlio Lopes (PP-RJ), o relator Josias Quintal (PMDB-RJ), e o deputado federal Wagner Rubinelli (PT-SP), viajam no próximo dia 22 de março para Washington. Na comitiva, também estarão presentes André de Almeida, advogado da BSA no Brasil e conselheiro da ABES, e Jorge Sukarie, presidente da ABES.

Com duração prevista para três dias, a viagem incluirá visitas ao Senado Federal norte-americano. Lá, eles manterão contato com a The United States Congressional International Anti-Piracy Caucus, comissão bipartidária de republicanos e democratas formada com o propósito de combater a pirataria industrial. O objetivo da viagem é a troca de informações acerca das iniciativas públicas e legislativas que têm obtido sucesso no combate à pirataria, buscando cooperação entre os dois países.

Com o apoio do governo, da indústria e da sociedade em geral, a Caucus tem conseguido redução dos níveis de pirataria nos EUA. Na pauta de trabalhos entre os congressistas brasileiros e norte-americanos está uma rodada de conversações seguida de almoço prevista para quarta-feira, dia 24 de março. Dentre as temas agendados estão a importância da proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual para as economias dos dois países na geração de investimentos, dos postos de trabalho, da arrecadação de impostos e do crescimento estratégico da economia.

Outro importante ponto de troca de informação entre os países será a relação entre a pirataria e o crime organizado internacional averiguada pela Caucus e pela CPI. O convite aos membros da CPI foi oficialmente formulado pelos senadores norte-americanos Joseph R. Biden Jr. e Gordon H. Smith, e pelos deputados Bob Goodlatte e Adam B. Schiff. Os congressistas e os presidentes da Câmara e do Senado serão agraciados pelos deputados visitantes com a medalha comemorativa dos 180 anos do Congresso Nacional Brasileiro. Na ocasião, os parlamentares dos dois países também divulgarão manifesto pelo combate mundial à pirataria de software.

Para André de Almeida, advogado da BSA e conselheiro da ABES, “trata-se de um momento político histórico, pois jamais houve, no passado, qualquer encontro entre congressistas norte-americanos e brasileiros para se discutir um dos mais graves problemas da atualidade. Do encontro, espera-se que surjam iniciativas para o trabalho cooperado, troca de informações e ajuda recíproca”. Jorge Sukarie, presidente da ABES, acredita que “a viagem e o intercâmbio entre os congressistas trará um novo status à luta contra a pirataria nos dois países, em um movimento que poderá se estender para os demais países da América Latina”.

A CPI da Pirataria no Congresso Brasileiro é uma comissão criada com a finalidade de investigar fatos relacionados à pirataria de produtos industrializados e sonegação fiscal, abrangendo softwares, CDs de música, DVDs, entre outros. Criada em maio de 2003, a CPI encontra-se no momento em fase final de tomada de depoimentos e investigação dos envolvidos, correndo a prorrogação até o próximo dia 23 de maio. (Item Comunicação)

Revista Consultor Jurídico, 18 de março de 2004, 19h05

Comentários de leitores

5 comentários

Existem muitas coisas iluminadas com as cores c...

O Monge Rasputine ()

Existem muitas coisas iluminadas com as cores claras da tinta do conhecimento que simplesmente não existem porque são invisíveis aos olhos dos analfabetos, mas que na realidade lá estão; são todas reais, são lindas e até se parecem com aquelas belas esculturas destinadas aos letrados, que infelizmente eles também não vêem porque... não os seus olhos, e sim suas mentes, é que foram instruídas para filtrar o que é vedado aos ignorantes. Aqueles que não se interessam pela essência .

Faça suas descobertas na rede Clic , Clic , Cli...

Simão, Wilson (Outros)

Faça suas descobertas na rede Clic , Clic , Clic e vá clicando. http://geocities.yahoo.com.br/omarconopolo/m4.html

Covardia!... Os politicos pertencentes essa , ...

O Monge Rasputine ()

Covardia!... Os politicos pertencentes essa , comição, Parlamentar de Inquérito da Pirataria da Câmara Federal que à convite dos americanos planejam viajar aos Estados Unidos para participar de um simpósio sobre a PIRATARIA, deveriam ao menos ter a "CHANCE" de escolher o Verão no Hemisfério Norte para conhecerem as praias do litoral americano ( deve ser lindo ) ou se não, quem sabe? esperar até o inverno, para brincar com a neve ( outra atividade cultural muito interessante)... Quanto aos interesses do povo que se propuseram em defender nas eleições, fica claro que em momento algum desse simpósio haverá espaço para tratar dessa baboseira, porque o importante mesmo será garantir a estabilidade comercial das multinacionais organizadoras desse evento. HEi!!! turma da comissão, fica aí uma sugestão, na próxima reivindiquem essa IDEIA

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 26/03/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.