Consultor Jurídico

Nova vara federal de Mossoró já tem local definido

15 de março de 2004, 15h17

Por Redação ConJur

imprimir

Margarida Cantarelli, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e desembargadora federal, visitou a cidade de Mossoró (RN), onde deverá ser instalada, ainda neste semestre, a nova vara da Justiça Federal.

Ela viajou acompanhada dos desembargadores federais Luiz Alberto G. de Faria e Marcelo Dantas Navarro, e dos juizes federais Edílson Nobre e Ivan Lira de Carvalho. A comitiva foi visitar as instalações provisórias da nova vara, que funcionará num prédio doado pela Prefeitura da cidade no bairro 12 Anos.

A desembargadora e sua equipe reuniram-se com Josivan Barbosa, diretor da ESAM, para analisarem as opções dos terrenos oferecidos pela Escola de Agricultura de Mossoró para a construção da sede fixa. O terreno onde funcionará a sede fixa da vara será próximo a UERN.

A implantação da Vara de Mossoró facilitará a vida dos advogados e das pessoas que se deslocam de vários pontos do alto oeste potiguar a Natal para participarem das audiências. Atualmente são da região de Mossoró 40% dos processos fora de Natal que se encontram na Justiça Federal do RN.

Cantarelli, em audiência com a prefeita Rosalba Ciarlini, destacou que Mossoró foi escolhida não só pelo seu potencial econômico, mas também por questões sociais, como a dificuldade que muitas pessoas enfrentam ao se deslocarem para Natal. A prefeita anunciou que em breve haverá a abertura de um convênio para estágios na Vara Federal. Ela destacou que a interiorização da Justiça é a maneira mais rápida de se chegar ao jurisdicionado.

A comitiva também esteve reunida com Janilson de Paula Rego, presidente da OAB do Rio Grande do Norte, e o presidente da seccional da OAB de Mossoró, Paulo Gameleira. Segundo ele, mais de 60 mil processos foram ajuizados nos últimos dez anos por pessoas dessa região. “Quem dera pudéssemos, a cada mês, instalar uma sucursal da justiça nos mais diversos recônditos do país”.

Gameleira também rendeu homenagens ao juiz federal Ivan Lira e os desembargadores potiguares Marcelo Navarro e Luiz Alberto. Na ocasião, o desembargador Luiz Alberto G. de Faria divulgou que, com o apoio da presidente do Tribunal, pretende levar um núcleo da Escola de Magistratura Federal para cada Seção Judiciária da 5ª Região e que a Esmafe de Natal deverá começar a funcionar em junho.

O desembargador Marcelo Navarro comprometeu-se a falar com o procurador da Republica, Marcelo de Souza, para que a Procuradoria possa estar presente nesse novo processo de instalação da Vara de Mossoró.

Nova Brasília

O diretor da UERN, Francisco Soares de Queiroz, conclamou a construção de um espaço nos terrenos da UERN que possam abrigar vários pontos de Fóruns da Justiça, “uma nova Brasília”.

Em reunião com o diretor da UERN, Francisco de Queiroz, os diretores e representantes da faculdade Materchristi, Emerson Azevedo e Inessa Vasconcelos, a vice-reitora da Universidade do Estado do RN – UERN, professora Olga Freire, o coordenador do curso de Direito da UNP, Guglielmo Marconi de Castro, a Secretaria Adjunta da OAB estadual, Maria Alves Rosado e o Secretario de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mossoró, Emerson Azevedo, a comitiva elaborou metas e discutiram a formação de estágios para estudantes da área na nova Vara.

Na discussão, o juiz Ivan Lira defendeu idéia de realizar um evento que promova a interação entre os advogados e os serviços jurisdicionais quando for instalada a Nova Vara da Justiça Federal de Mossoró. (JF-RN)