Direito de imagem

Filha de Jorginho Guinle ganha mais um round contra O Dia

Autor

12 de março de 2004, 19h37

Georgiana Salles Pinto Guinle, filha de Jorginho Guinle, que morreu este mês, ganhou mais uma rodada na Justiça do Rio de Janeiro contra a Editora O Dia Ltda, e a indenização vai aumentando. O processo teve início em 1997 pela publicação da matéria “A socialite carioca Georgiana Guinle trocou o orgasmo sexual pelo orgasmo bíblico”.

Georgiana acusa o jornal O dia de aviltar seu direito de imagem com “montagem de foto e texto grotescos”. A socialite já venceu a batalha em primeira e segunda instâncias no Rio de Janeiro. E o valor da indenização que era de R$ 45 mil, em agosto do ano passado, já está alcançando o equivalente a R$ 100 mil em valores atuais.

A editora acaba de perder também o recurso especial, impetrado no Superior Tribunal de Justiça, contra a decisão da Justiça do Rio. Georgiana é defendida por Nehemias Gueiros Jr., do escritório Tostes & Associados no Rio de Janeiro.

O fato que gerou o processo ocorreu em 1996, quando Georgiana decidiu se converter ao Batismo. O ritual religioso de batizado (que envolve a imersão em água), foi feito na piscina do hotel Copacabana Palace, e bastante noticiado na imprensa.

Segundo informações de Gueiros, o ritual foi convertido, pelos jornalistas citados no processo, em uma orgia. “Eles não se contentaram em distorcer a beatitude do ritual, através da intitulação da matéria. Foram mais longe e fizeram uma montagem com as fotos, estampando com destaque, abaixo do citado título, uma imagem do rosto da Georgina com um corpo nú. Todos os tribunais já foram favoráveis a ela, e conseguimos provar que as fotos eram uma montagem”, afirma o advogado.

Processo nº 2003.001.10863

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!