Credibilidade em alta

Credibilidade do Ministério Público é alta, aponta pesquisa.

Autor

10 de março de 2004, 13h28

A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) divulgou uma pesquisa que mostra que a população crê no trabalho do Ministério Público (MP). E mais: que promotores e procuradores devem sim divulgar dados a respeito de investigações que estejam conduzindo.

A pesquisa, feita pelo Ibope a pedido da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), foi realizada de 7 a 11 de fevereiro, com 2 mil pessoas em 145 municípios do país. Os dados têm uma margem de erro de 2,2%.

O levantamento mostra que o MP é a quarta instituição com maior credibilidade – 58% dos entrevistados disseram ter uma imagem positiva da instituição. Em primeiro lugar está a Igreja Católica (74%), seguida das Forças Armadas (73%) e da imprensa (72%). Em quinto lugar ficaram empatados os advogados e as igrejas evangélicas (56%).

Os números também mostram que 68% dos entrevistados acha que o MP deve conduzir investigações criminais. Outro dado significativo é o de que 61% das pessoas aprovam a atuação dos promotores e procuradores e 62% são favoráveis a que ela seja ampliada.

Sobre a polêmica da “mordaça”, para 78% dos entrevistados os membros do MP devem poder divulgar à população dados a respeito de investigações ou processos em que estejam atuando, salvo os protegidos por sigilo.

Para a presidente da ANPT, Regina Butrus, os dados mostram “que a população repudia qualquer tipo de mordaça para o Ministério Público”. (Interagência)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!