Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pérolas Processuais

Pérolas: contestação revela pequenez jurídico-cultural do advogado.

Por 

"A inconsistência da contestação revela, entre outras coisas, a pequenez jurídico-cultural do advogado que assina a petição inicial. Como exemplo, chega a escrever ezemplo com z". (De uma contestação, na 7ª Vara Cível de Porto Alegre).

O inconfundível...

"O juiz de Direito não se confunde com a maioria dos homens. De 1000 bacharéis em Direito que pretendem transformarem-se em juiz de Direito, apenas 10, 05, 01, ou nenhum consegue realizar esse sonho. Assim, apenas a minoria dos homens, a pequena fração de 0,01% dos bacharéis em Direito é capaz de moldar-se, converter-se em juiz de Direito". (Trecho do despacho saneador em uma ação ordinária, na comarca de Aliança, zona da mata de Pernambuco).

Não pecarás com a língua !

"Condeno XXX, por difamação, a ler o Salmo 39 da Bíblia, três vezes por semana, na Igreja de seu bairro, como alternativa ante a possível pena de prisão de três meses, prevista no CP". (De uma sentença judicial, condenando uma mulher, em Vara Criminal de Teresina-PI).

Para conhecer o Salmo 39 da Bíblia, clique aqui

Fauna exuberante...

"Todos os animais adquiridos estavam lá e também dois cachorros e um gato". (De uma certidão de oficial de Justiça, após realizar uma penhora em Teofilo Ottoni-MG).

Funcionando...

"O sacado não foi encontrado porque morreu, porém a viúva continua com o negócio aberto". (De uma informação do carteiro, ao devolver título à Caixa Federal).

Solução...

"O mutuário que era solteiro vendeu a mula de estimação para casar". (De um laudo de inspeção da carteira agrícola do Banco do Brasil, em Alegrete-RS).

*Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital - www.espacovital.com.br

 é advogado, editor do site Espaço Vital e articulista da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 5 de março de 2004, 12h25

Comentários de leitores

8 comentários

Há também as denominadas pérolas comportamentai...

Ido Kaltner (Advogado Assalariado)

Há também as denominadas pérolas comportamentais nos foruns, como é o caso que certa vez presenciei na distribuição do forum da justiça federal em São Paulo, um advogado apressado fechou violentamente sua pasta 007 e acabou cortando a petição de seu colega logo à frente que repousava o braço sobre o balcão.

Realmente as "pérolas" nos divertem e muito. Co...

Luciana Marques ()

Realmente as "pérolas" nos divertem e muito. Contudo, ouso, nesse momento, vir defender a posição do ilustre colega João Leopoldo de Lima ante as palavras da Cara Colega Quilza. Bem, "SEGUINDO" A(e não "SEQUINDO") meu pensamento, o que importa, caríssima, é que o nosso colega "QUIS" (e não QUIZ) dizer que conheceu uma interessante "figura" no passado, a qual o fez lembrar do incidente por ele contado. OK? ABRAÇOS SINCEROS A TODOS!

Pelo estilo (ou falta dele) de redação, pelo ra...

joão (Outros)

Pelo estilo (ou falta dele) de redação, pelo raciocínio matemático (ou falta dele) espanta como aquele juiz de Pernambuco, falando num saneador de um processo seguramente ordinário, conseguiu "converter-se" em membro da Magistratura. Se ele com todo aquele estilo (ou, repita-se, falta dele, se "converteu"), como serão os outros?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 13/03/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.