Trabalho reconhecido

IBCCRIM premia jornalistas e ONGs envolvidos com a questão criminal

Autor

29 de maio de 2004, 15h51

O IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – abriu as inscrições para os Prêmio IBCCRIM de Jornalismo e Prêmio IBCCRIM Cidadania e Responsabilidade. Esta é a primeira vez que a organização promove o concurso.

O prêmio de jornalismo vai escolher as melhores reportagens publicadas na imprensa escrita e eletrônica em 2003, cujo tema esteja relacionado à violência urbana, sistema prisional, aspectos sociais relacionados à criminalidade e à defesa da cidadania, integridade do cidadão e defesa dos direitos humanos.

O júri será formado por operadores do sistema penal, pela diretoria do instituto e por jornalistas e personalidades com tradição na defesa do cidadão e dos direitos humanos.

O IBCCRIM Cidadania e Responsabilidade premiará profissionais liberais, empresários, educadores, operários e estudantes que estejam envolvidos com ONGs que buscam criar alternativas que escapem às velhas discussões do “crime x castigo”.

Serão premiadas entidades que trabalham com “públicos de alto risco” em qualquer parte do país, projetos ou trabalhos que envolvam menores infratores, sistema prisional, vítimas da criminalidade e seus familiares e crianças de rua.

Também serão considerados teses e trabalhos teóricos de instituições que busquem discutir soluções alternativas para o encaminhamento das questões envolvendo a violência urbana e sua associação com estes públicos. Além dos aspectos básicos de cobertura da ação, grau de eficiência e metodologia, aspectos relacionados à efetiva construção de um novo cidadão serão levados em conta na avaliação dos trabalhos inscritos.

A entrega do prêmio será realizada durante a décima edição do Seminário Internacional IBCCRIM. Durante ele, os trabalhos premiados serão divulgados para todos os operadores do sistema penal, juristas nacionais e internacionais, além de formadores de opinião participantes do evento. O regulamento e as fichas de inscrições estão disponíveis no http://www.ibccrim.org.br/noticias. (IBCCRIM)

Veja as categorias do Prêmio

Prêmio IBCCRIM, oferecido ao melhor trabalho publicado durante o ano de 2003.

Prêmio Especial Telejornalismo, oferecido ao destaque da Televisão em 2003.

Prêmio Especial Radio-jornalismo, oferecido ao destaque do Rádio em 2003.

Prêmio Especial Imprensa escrita, oferecido ao destaque em Jornais e Revistas em 2003

Prêmio Especial Direitos Humanos, oferecido ao melhor trabalho sobre o tema em 2003

Prêmio Especial Fotografia, oferecido à melhor imagem publicada em 2003.

Prêmio IBCCRIM Cidadania e Responsabilidade, creditado ao melhor trabalho/projeto apresentado.

Prêmio IBCCRIM Ciência e Consciência, creditado à tese/projeto que mais se destaque.

Prêmio IBCCRIM Direitos Humanos, creditado ao melhor trabalho/projeto apresentado.

Prêmio IBCCRIM Destaque Cidadão, creditado à personalidade que mais se destaque na defesa e construção da cidadania em nosso país.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!