Limites do MP

Ministério Público deve ter poderes limitados, diz Busato

Autor

28 de maio de 2004, 15h02

Inquérito recentemente instaurado contra deputado denunciado com base em investigações do Ministério Público Federal provocou a discussão no Supremo Tribunal Federal sobre quais devem ser as atribuições do Ministério Público.

A previsão é de que oito ministros votem pela inadmissibilidade da investigação criminal conduzida pelo MP. Cinco deles já se manifestaram nesse sentido: Marco Aurélio Mello, Carlos Velloso, Nelson Jobim, Gilmar Mendes e Ellen Gracie. Acredita-se que também votarão pela admissibilidade os ministros Celso de Mello, Sepúlveda Pertence e Joaquim Barbosa.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, está entre os que defendem a limitação dos poderes do órgão. “O poder de polícia não cabe ao Ministério Público. Ele é parte no processo e, como parte, não tem isenção à coleta da prova”, afirma.

De acordo com Busato, o MP é responsável pelo controle da investigação, mas não pode participar “efetivamente da elaboração da prova”. Para ele, é a polícia quem deve investigar e buscar as provas do delito e funcionar como “uma mão estendida do juiz”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!