Pérolas Processuais

Pérolas: advogado desiste de testemunha que arrolou em ação.

Autor

28 de maio de 2004, 10h56

Aconteceu dia 19 deste mês numa audiência da 3ª Vara Cível da Justiça Federal de Porto Alegre. A ré — agente do SFH — arrolou uma única testemunha. Quando esta foi qualificada, o próprio advogado que a arrolara, formulou a contradita.

O juiz interveio: “Doutor, o senhor arrola uma testemunha e, agora, não deseja que ela fale a verdade, prestando o compromisso legal? Mesmo com a experiência que tenho, não havia enfrentado caso igual”. Visivelmente embaraçado, o advogado pediu a desistência do depoimento.

Só indo ao dicionário…

“Este processo está fadado a cafarnaum, onde concorrem restolhos de petições abracadabristas, típicas do ‘intelecto’ da parte autora e advogado, sabaguantes que são, desprovidos do mais comezinho saber elementar”. (De uma contestação em ação ordinária, na 6ª Vara Cível de Porto Alegre).

Curto e grosso

“O autor não passa de um idiota, em busca de pretensão desenxavida”. (De uma contestação na 1ª Vara Cível de Pelotas-RS).

Amigo da noite

“Requeiro citação com hora certa, a ser cumprida no prostíbulo Mangache, notório nesta cidade, onde o réu é habitual freqüentador, podendo a penhora fazer-se sobre o dinheiro que ele leva habitualmente nos bolsos”. (De uma petição em ação de execução, nos anos 70, no foro de Rio Grande-RS).

*Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!