Fábricas de diplomas

Faculdades estão mais interessadas no lucro, afirma OAB.

Autor

24 de maio de 2004, 17h41

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Aristoteles Atheniense, afirmou nesta segunda-feira (24/5), para uma platéia de cem estudantes de Direito, que as faculdades brasileiras estão mais interessadas no lucro do que em oferecer um ensino de qualidade aos alunos.

“O ensino não pode ficar à mercê de vantagens individuais de faculdades, hoje muito mais focadas na obtenção do lucro”, afirmou. “Queremos seriedade para a nossa Justiça, mas só teremos Justiça quando tivermos bons advogados e só teremos bons advogados quando tivermos instituições de ensino com boas condições de torná-los responsáveis profissionalmente”.

Aristóteles afirmou ainda que o ministro da Educação, Tarso Genro, deve ser alvo de fortes pressões por parte de faculdades e entidades interessadas na abertura de cursos jurídicos. Isso porque recentemente o ministro determinou a suspensão, por 180 dias, do recebimento de processos de credenciamento e autorização para a abertura de cursos superiores de graduação nos protocolos do Ministério da Educação.

“Há muitos interesses contrariados, mas temos que nos conscientizar de que acima dos interesses das faculdades devem estar os profissionais”, afirmou Atheniense.

As declarações foram feitas a alunos da Fundação Mineira de Educação e Cultura de Belo Horizonte (Fumec), que estiveram na OAB para conhecer a sede. Este foi o maior grupo de estudantes que já visitou a entidade e o primeiro de Minas Gerais. No encontro, os estudantes de Direito assistiram a um vídeo sobre a história da entidade e conheceram um pouco de sua atuação.

Além de Aristoteles Atheniense, acompanharam o grupo de estudantes os professores da Fumec Antônio Marcos Nohmi e Gualter de Souza Andrade. (OAB)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!