Operação Vampiro

Operação Vampiro prende acusados de fraude em licitação

Autor

19 de maio de 2004, 17h03

A Operação Vampiro, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (19/5) em Brasília, Rio e São Paulo, resultou na prisão de nove pessoas, acusadas de fraude em processo de licitação de hemoderivados — derivados de sangue para hemofílicos — no Ministério da Saúde. As investigações começaram em março do ano passado, a pedido do ministro da Saúde, Humberto Costa. Seis dos presos são funcionários do Ministério da Saúde. Estima-se um rombo de cerca de R$ 2 bilhões entre os anos de 1990 e 2002.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse, em entrevista coletiva, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem conhecimento dos desdobramentos da Operação, que é resultado de uma política de segurança de Estado. “Desde o início do governo, o presidente determinou que combatêssemos fortemente a corrupção, estivesse onde estivesse, dentro ou fora do governo, implacavelmente, duramente, sem contemplação”, afirmou.

Segundo o ministro, a Polícia Federal começou as investigações sobre a concorrência de hemoderivados no início do governo e, em setembro, o ministro Humberto Costa reiterou o pedido ao Ministério da Justiça “aduzindo novos fatos”. A operação, segundo Thomaz Bastos, é sigilosa e ainda não acabou. (Ministério da Justiça)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!