Batalha virtual

Hackers invadem site da USP para atacar o presidente Lula

Autor

18 de maio de 2004, 16h41

Piratas da Internet, os famosos hackers, invadiram parte do site da maior universidade da América Latina, a USP, a partir das 12h30 da última sexta-feira (14/5). O alvo não era apenas e tão somente a USP, mas também o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ficaram fora do ar — até o fim da tarde desta terça-feira (17/5 — os sites da Rádio USP, do Jornal da USP, TV USP, Agência USP de notícias, da Reitoria e das Pró-Reitorias. A invasão foi detectada a partir do Centro de Computação Eletrônica, CCE, que está baseado na Escola Politécnica da USP.

A partir de um erro de script nas páginas da USP, os hackers invadiram o portal da universidade. Mantiveram o logotipo da USP, mas colocaram em letras garrafais “Tec Teen apresenta: Defacement Crew”. Em seguida, apareceu a mensagem:

“Ei Lula, se f…. Manezão, você só passa sua imagem porca de um presidente para fora de seu país”. Depois, escreveram o baixo calão “P.Q.P”, seguido de um “vão se f…., seus lamerz”.

O vocábulo “lamerz”, na linguagem hacker, é empregado para nomear todo aquele que não entende dos procedimentos técnicos de informática.

A invasão foi assinada, na página da USP, pelos hackers intitulados Memphis e DNSX, que antes de seus nomes escreveram “defaced by”, ou seja, site descaracterizado.

Nesta quarta-feira (19/5), o caso será levado por membros do Centro de Computação Eletrônica da Poli, pessoalmente, ao reitor da USP, Adolpho José Melphi.

Até a tarde desta terça-feira, a USP cogitava colocar o delegado da Polícia Civil de São Paulo, Mauro Marcelo Lima e Silva, para investigar o caso. Formado no FBI, ele esclareceu para o governo dos Estados Unidos as ameaças feitas pelo site da Casa Branca contra o presidente Bill Clinton. As ameaças partiram de um brasileiro que morava no interior de São Paulo. Mauro Marcelo dirigiu a primeira delegacia de crimes informáticos no Brasil. É tido como a maior autoridade no assunto na América Latina.

A explicação constante no site da USP apenas registrou: “Informamos que alguns sites de Unidades e Centros de Pesquisas da Universidade ficarão temporariamente indisponíveis nesta segunda-feira (17/05). O restabelecimento está previsto para terça-feira (18/05). Gratos pela compreensão”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!