Dia de graças

Advogados paulistas participarão de missa de Santo Ivo

Autor

11 de maio de 2004, 18h59

A OAB de São Paulo, a Associação dos Advogados de São Paulo e Instituto dos Advogados de São Paulo promoverão uma missa em homenagem a Santo Ivo, padroeiro dos advogados, no dia 19 de maio, quarta-feira, às 19 horas, na paróquia de Santo Ivo, no Largo da Batalha, Moema.

“Esta é mais uma oportunidade para um congraçamento de toda família forense, porque Santo Ivo é padroeiro de todos os operadores do Direito”, diz o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Para o conselheiro da seccional paulista da OAB, Fábio Trombetti, coordenador do evento, o importante na reverência a Santo Ivo é o fato de sua existência real. “Ele não está apenas no imaginário dos fiéis. Ele exerceu a advocacia e dedicou-se à causa dos pobres e resgata a figura emblemática de nossa missão na Justiça”, disse.

Advogado e patrono dos pobres

Santo Ivo nasceu em 1253, na Bretanha, França. Em 1267 ingressou na Universidade de Paris, onde graduou-se em Direito Civil. Depois de formado (1277), mudou-se para Orléans para estudar Direito Canônico. Em 1280, quando voltou à Bretanha, após receber as primeiras ordens, foi designado como “oficial” (ou juiz eclesiástico) da arquidiocese de Rennes.

Estudou as Escrituras e entrou para a Ordem Terceira Franciscana tempos depois, em Guigamp, e, em 1284, foi nomeado “oficial” pelo Bispo de Tréguier. Demonstrava grande zelo e retidão no cumprimento de seus deveres e não hesitava em resistir às injustas taxações do rei, que considerava uma invasão aos direitos da Igreja.

Por sua caridade ganhou o título de advogado e patrono dos pobres. Depois de ser ordenado, foi designado para a paróquia de Trendrez (1285) e oito anos depois para Louanne, onde morreu no dia 19 de maio. Foi enterrado Tréguier e canonizado em 1347 pelo papa Clemente VI. (OAB-SP)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!