Contra o relógio

TST vai retomar contagem de prazos processuais da União

Autor

10 de maio de 2004, 9h48

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, comunicará nesta segunda-feira (10/5) ao advogado-geral da União, Alvaro Augusto Ribeiro da Costa, a retomada da contagem dos prazos processuais relativo aos processos em que a União, as autarquias e as fundações públicas federais são partes.

A Corte Trabalhista suspendeu a contagem dos prazos em 15 de março em razão da deflagração de greve dos servidores da Advocacia-Geral da União, entre eles os procuradores de autarquias e das fundações públicas.

Abdala disse que pretende fazer a comunicação para deixar o advogado-geral da União preparado em relação ao acúmulo de processos. No TST já há mais de 600 processos com prazos suspensos devido à paralisação.

A situação nos Tribunais Regionais do Trabalho também é grave, com milhares de processos acumulados. Durante o congresso da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Abdala ouviu relatos preocupantes dos juízes de primeira instância. A interrupção das citações já atrapalha as execuções.

“Nós não podemos mais esperar”, disse Abdala, que tinha como expectativa uma greve curta. “O fluxo de entrada e saída de processos deve ser contínuo, porque não há lugar para armazenamento”, afirmou o ministro. (TST)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!