Na prateleira

Juiz lança livro em São Paulo sobre Juizados Especiais

Autor

6 de maio de 2004, 18h09

O juiz Roberto Portugal Bacellar lança em São Paulo, nesta quinta-feira (6/5), o livro Juizados Especiais — A Nova Mediação Paraprocessual. O lançamento acontece na Livraria da RT, rua Conde do Pinhal, 80, a partir das 18 horas.

A obra faz uma análise crítica do Poder Judiciário interpretando o acesso à Justiça não mais como concepção formal, mas segundo a perspectiva do cidadão. Trata da necessidade de acesso e da imprescindível “saída da justiça” por meio de instrumentos que permitam o fluxo de resolução das controvérsias.

A obra analisa o conflito, sua evolução e as técnicas práticas para que o juiz alcance a solução pacífica das controvérsias. Também trata da experiência norte americana de administração de tribunais e de alguns assuntos polêmicos como a mediação penal. O livro ainda compara e analisa os critérios e princípios dos Juizados Estaduais e Juizados Federais.

Autor

Bacellar é juiz de Direito titular dos Juizados Especiais Cível e Criminal de Curitiba; especialista em Direito Processual Civil (Unipar-PR); mestre em Direito Econômico e Social (PUC-PR) e professor de Direito Civil e Processual Civil na PUC-PR e na Escola da Magistratura do Paraná.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!