Isenção garantida

Imposto não incide sobre reimportação de fitas dubladas no exterior

Autor

29 de junho de 2004, 11h16

Não há incidência de imposto de importação no caso de reimportação de produtos. O entendimento foi aplicado pela 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça para liberar a TV Globo do pagamento sobre as fitas que envia ao exterior para serem dubladas e as traz de volta ao Brasil.

A empresa estava sendo multada pela Fazenda Nacional por não apresentar guia de importação. A emissora buscou a Justiça para impedir a cobrança e obteve sucesso. A Fazenda recorreu ao STJ.

A instituição alegou violação do artigo 535 do Código de Processo Civil (CPC) e omissão do artigo 432 do Decreto 91.030/85, que dispunha sobre o Regulamento Aduaneiro à época do fato jurídico.

Segundo o STJ, o relator do recurso, ministro Castro Meira, não viu transgressão à lei e votou contra o recurso interposto pela Fazenda. O entendimento foi seguido por unanimidade.

O relator citou o teor da primeira decisão, que registra que a importação é distinta da reimportação, situação na qual não se exige a emissão de guias de importação. Isso porque trata-se de operação singular em que bens nacionais entram novamente no país — no caso, fitas de vídeo de gravação de novelas produzidas pela Rede Globo no Brasil.

O ministro registrou: “Vale ressalvar o fato da exigência mencionada pela Fazenda somente ser capaz de fazer sentido ao tempo em que outra era a sistemática do imposto de importação, onde era previsto, como fato gerador de exação, a compra de qualquer mercadoria, inclusive as produzidas no Brasil, desde que de procedência estrangeira”.

De acordo com a decisão, a reimportação está prevista no Regulamento Aduaneiro como forma de exportação temporária de mercadoria nacional, o que não gera imposto cobrado. Dessa forma, é ilegal o auto de infração e a imposição de penalidade por ausência de guia de importação.

Resp 614.849

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!