Ação premiada

Brasil recebe placa da ONU por trabalho com refugiados

Autor

27 de junho de 2004, 11h56

O presidente do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), Luiz Paulo Telles Barreto, recebeu do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados uma placa-homenagem de reconhecimento “pelos quinze anos de apoio solidário e pelos serviços prestados à causa dos refugiados no Brasil e junto ao governo brasileiro”.

A homenagem foi feita no último dia 18 de junho, em São Paulo. Barreto, que trabalha há cerca de 20 anos com Direito Internacional no Ministério da Justiça — 15 destes dedicados a trabalhos ligados a refugiados –, estendeu a homenagem aos colegas do Conare. “Esse é um reconhecimento pelo trabalho de todos”, disse.

Segundo ele, o Brasil dispõe de uma das mais avançadas legislações de refugiados do mundo. Entre os pontos positivos da legislação brasileira, Barreto destacou a forma como tramitam os processos de concessão de refúgio feitos pelo Conare, que tem entre seus componentes representantes da sociedade e do governo.

“Temos uma política de sociedade que apóia os refugiados”, afirmou. Atualmente, o país tem 3.120 refugiados de 52 nacionalidades diferentes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!