Levou bomba

Média nacional de reprovação no Exame de Ordem é de 71%

Autor

21 de junho de 2004, 11h04

Ou o nível de preparo dos candidatos ao Exame de Ordem é muito baixo ou o nível de exigência das provas é muito alto. A interpretação é permitida quando se constata que, concluídos os resultados dos exames em dez estados brasileiros, a média de reprovação é de 70,96%, segundo cálculos do site Espaço Vital.

O presidente da seccional de Santa Catarina, Adriano Zanotto, informou que o último exame registrou o pior resultado em toda a história da OAB-SC. Dos 1.809 bacharéis em Direito que se inscreveram no teste, apenas 231 conseguiram ser aprovados, o equivalente a 12,77% dos candidatos.

O segundo pior índice alcançado pelos participantes foi no Paraná, com 86% de reprovações — apenas 14 % dos candidatos aprovados. A performance de melhores aprovações ocorreu na Bahia, ainda sim com um resultado nada empolgante, porque o índice de aprovados não passou de 55%.

A seccional gaúcha da OAB ainda não concluiu a correção das provas da segunda etapa. Segundo seu presidente, Valmir Batista, o índice de reprovação segue, até agora, a média nacional (acima de 50% de reprovação) e reflete “uma tendência de queda na qualidade do ensino oferecido aos bacharéis”. Ele lembra que “nos últimos dez anos, o número de faculdades de Direito no Brasil saltou de 270 para mais de 700”.

Confira o índice de reprovação nos dez estados que concluíram seus exames

OAB-MT – 79% reprovados;

OAB-BA – 45,23% reprovados;

OAB-AM – 61% reprovados;

OAB-SC – 87,23% reprovados;

OAB-RN – 69% reprovados;

OAB-PR – 86% reprovados;

OAB-TO – 79% reprovados;

OAB-PA – 70% reprovados;

OAB-GO – 75,68% reprovados;

OAB-DF – 57,47% reprovados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!