Consultor Jurídico

Notícias

Liberdade sexual

Projeto classifica como hediondo crime contra homossexuais

Comentários de leitores

7 comentários

APESAR DA NOBRE DEPUTADA QUERER INSERIR NA LEI ...

Josane Becker ()

APESAR DA NOBRE DEPUTADA QUERER INSERIR NA LEI DOS CRIMES HEDIONDOS, CRIME PRATICADO CONTRA HOMOSSEXUAIS, ACREDITO QUE TAL INSERÇÃO SERÁ LETRA MORTA NA LEI. A DESPEITO DA HEDIONDEZ DOS CRIMES PERPETRADOS CONTRA MINORIAS, NELES INCLUÍDOS, A MULHER, O NEGRO, O GAY, O INDIO, O POBRE, ETC.... QUANDO A DEPUTADA DIZ"SERÁ CONSIDERADO HEDIONDO CRIME PRATICADO CONTRA HOMOSSEXUAL EM RAZÃO DE SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL" NA PRÁTICA SERÁ DIFICIL A CONDENAÇÃO DESTES CRIMINOSOS,POIS A DEFESA IRÁ PERQUERIR O ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO, QUAL SEJA , EM RAZÃO DE SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL. ASSIM MAIS UMA VEZ OS OPERADORES DO DIREITO, FRENTE AO CASO CONCRETO, DIRÃO "O LEGISLADOR DISSE MENOS DO QUE QUERIA", E COMO O DISPOSITIVO ELEVA PARA O NIVEL DE CRIME HEDIONDO,A INTERPRETAÇÃO USADA SERÁ QUE NA DÚVIDA, O RÉU NÃO MATOU O HOMOSSEXUAL EM RAZÃO DA OPÇÃO SEXUAL. O MESMO OCORRE COM A LEI DO RACISMO, COM A LEI DE TORTURA, EM QUE DIFICILMENTE SE CONSEGUE CONDENAR POR TAIS DELITOS. NÃO ADIANTA CRIAR DISPOSITIVOS SE A SOCIEDADE FINGE ACEITAR OS DIFERENTES. DEVERIA HAVER UMA REVOLUÇÃO SOCIAL,EDUCACIONAL EM QUE SE INCLUA AS MINORIAS NA COMUNIDADE. É HIPOCRISIA FALAR QUE O BRASIL É ABERTO, HAJA VISTA, QUE A MULHER AINDA NÃO GANHA IGUAL AO HOMEM NO MERCADO DE TRABALHO, IMAGINEM OS GAYS!!!!

É como eu disse em outro debate sobre a adoção ...

Lincoln Macêdo Silveira ()

É como eu disse em outro debate sobre a adoção por homossexuais, no qual até a pecha de hipócrita e insensível às vezes é imposta a quem tem coragem de remar contra a maré e moda da vez... qual são as REAI$ intençõe$ por trás de ações desse tipo? Votos? Poder? Dinheiro? Ou altruísmo? O que estamos vendo no Brasil é a institucionalização de uma discriminação às avessas, a pretexto de inclusividade, fulminando o texto constitucional... bobagem politicamente correta. Bom, para ser coerente com a tônica da quadra atual, vamos tornar crime hediondo também quando um homossexual ofender um heterossexual em razão de sua "miopia", "hipocrisia", "preconceito". E também quando um corintiano ofender um palmeirense só pelo fato de ser palmeirense, e vice-e-versa; ah, e vamos ainda citar na lei todos os clubes de futebol que existem no país, que ninguém fica de fora. A Dra. Amanda matou bem a questão, na minha opinião, basta enquadrar no que já existe que é bem suficiente, e não ficar criando discriminações absolutamente desarrazoadas e desproporcionais.

Sem dúvida os homossexuais devem ser protegidos...

Amanda ()

Sem dúvida os homossexuais devem ser protegidos da mesma forma que qualquer outro cidadão, seja lá qual for sua orientação ou preferência sexual. Contudo, apesar de bem intencionado, o projeto de lei é verdadeiro absurdo. Ao meu ver, referido projeto aumenta ainda mais o preconceito, eis que coloca os homossexuais como seres diferentes das demais pessoas. Na verdade, a proteção pretendida já se encontra no código penal, como circunstância agravante de crime(art.61, II, b:por motivo fútil ou torpe).

Concordo plenamente com a leitora acima. Trata-...

Cirovisk (Outros)

Concordo plenamente com a leitora acima. Trata-se de uma ABERRAÇÃO tal projeto de lei. E os heterossexuais? E os crimes cometidos pelos gays, pelos skin heads, pelos negros, pelos brancos em função das suas diferenças sao comuns nao sao hediondos? Ou será que esta parada gay está grande o bastante para ganhar um bocado de votos? Tudo bem que cada um siga a sua orientação sexual desde que nao pertube ninguem, se bem que essas paradas gays são um saco, ainda bem que o n° de patrocinadores é cada vez menor, perceberam que nao leva a nada. Espero que este projeto HEDIONDO de lei nao passe.

O PT é pródigo em produzir leis no mínimo exóti...

O Martini (Outros - Civil)

O PT é pródigo em produzir leis no mínimo exóticas. É o poder de pressão do eleitor que no caso deve ser enorme - nada contra; cada um com sua opção ou preferência que deve ser respeitada. Porém, a lei deve ser mais genérica, ou seja, qualquer crime que tenha por motivo a opção sexual da vítima. Não é nada raro que pessoas heterossexuais são vítimas de crimes justamente por sua opção, ou seja, os homossexuais são os criminosos. Portanto, ilustre Deputada, por que não punir, como agravante, o crime que tenha por motivo a opção sexual da vítima, pura e simples? Ah... a parada gay de S.Paulo, foi a maior do mundo... é muito voto, não?

Ato totalmente infeliz da ilustre Deputada Mani...

Carolina Ribeiro ()

Ato totalmente infeliz da ilustre Deputada Maninha do PT. Pq considerar hediondo qualquer crime praticado contra homossexual, motivado por sua orientação sexual? Será que somente o homossexual é objeto de proteção do estado? Se assim for, seria mais do correto dizer que "qualquer crime praticado contra a PESSOA HUMANA será considerado crime hediondo". Que existem diferenças em nossa sociedade, é verdade que sim. Que existem minorias socias, sim!!! Mas que existe uma maioria social, AS PESSOAS, que necessitam de maior proteção estatal, com certeza. Os amigos me perdõem por minha posição, mas é inaceitável que um projeto de lei de tal teor seja aprovado. Para mim, seria uma aberração jurídica.

Como diz aquele ditado alemão: "Se o povo soube...

Rozemberg (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Como diz aquele ditado alemão: "Se o povo soubesse como são feitas as leis e as salsichas, ninguém dormiria sossegado".

Comentar

Comentários encerrados em 25/06/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.