Em baixa

Número de reprovados no exame da OAB de SC bate recorde

Autor

7 de junho de 2004, 16h18

O número de aprovados no último exame de Ordem da OAB de Santa Catarina é o mais baixo de toda a história da entidade no estado. Dos 1.809 bacharéis em Direito que se inscreveram no teste, apenas 231 conseguiram ser aprovados – o correspondente a 12,77% dos candidatos.

O percentual de aprovados, na opinião do presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-SC, André Opilhar, segue a tendência que vem se registrando nos demais estados brasileiros e que ilustra a baixa qualidade dos cursos jurídicos.

“Esses números são um dado alarmante, que comprova a justa preocupação da OAB em alertar a sociedade e os poderes competentes para que se adotem critérios mais rígidos para a criação de novos cursos no país”, diz Opilhar.

Nos últimos dez anos, o número de faculdades de Direito no Brasil saltou de 270 para mais de 700. O índice de reprovação em Santa Catarina — de 87,23% — superou a média de 74% registrada nos outros estados.

O exame de Ordem da OAB-SC é realizado duas vezes por ano e é composto de duas etapas: uma objetiva, com 80 questões, e outra prática, em que o inscrito opta para qual área do Direito deseja realizar a prova. O teste foi realizado pela Seccional de Santa Catarina nos dias 8 e 9 de maio, com provas aplicadas nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Joinville.

De acordo com a Comissão de Exame de Ordem da OAB-SC, o resultado final do exame ainda pode ser um pouco alterado, uma vez que o prazo de apresentação de recursos à Comissão de Exame de Ordem começa hoje e se encerra no dia 9 de junho.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!