Briga em família

Procurador denuncia promotor por abuso de autoridade

Autor

4 de junho de 2004, 14h24

O promotor Zacharias Mustafá Neto, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, foi denunciado por crime de abuso de autoridade pelo procurador da República, Oswaldo José Barbosa. A origem da denúncia foi a atuação de Zacharias contra o procurador do Distrito Federal, Túlio Arantes, que além de servidor do estado atua como advogado particular.

Embora a decisão da denúncia tenha sido tomada na semana passada, Zacharias Mustafá Neto ainda não foi notificado.

Zacharias conta que, no ano passado, requisitou inquérito policial por tergiversação contra Túlio Arantes por suspeitar que o procurador, atuante na divisão contra crimes fiscais do Distrito Federal, ao mesmo tempo, vinha advogando contra o próprio Distrito Federal, para empresas que estariam em situação fiscal irregular.

“Admiti que requisitei o inquérito. Isto é coisa comum no Ministério Público e o próprio Barbosa, algum dia, também já fez isto”, afirmou Zacharias, lembrando que o inquérito foi trancado por Habeas Corpus concedido pela Justiça. A denúncia segue agora para o relator, desembargador federal Ítalo Fioravante, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Se for aceita, será designada audiência de instrução e julgamento pelo pleno do TRF-1.

Em defesa de Túlio, a OAB-DF conseguiu Habeas Corpus para trancar o inquérito policial. Depois, representado pelos advogados Erick Vidigal e Márcio Américo, o procurador obteve liminar em Mandado de Segurança para trancar o inquérito administrativo também instaurado a pedido de Zacharias Mustafá Neto na Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e Social.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!