Vida na prática

Site pretende aproximar jovens, empresas e instituições sociais.

Autor

1 de junho de 2004, 14h33

Para facilitar o contato entre adolescentes, empresas e instituições sociais, será lançado nesta quarta-feira (2/6) o site www.conexaoaprendiz.org.br. O projeto nasce de uma parceria entre o banco JPMorgan, o Centro de Profissionalização de Adolescentes (CPA) e a Cidade Escola Aprendiz.

A página divulgará vagas disponíveis para os aprendizes em diversas empresas. Os adolescentes também terão acesso a dicas e notícias relacionadas ao tema. E as instituições sociais poderão oferecer seus cursos aos jovens.

O lançamento acontece durante um café da manhã, a partir das 9h, na sede do banco, que fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.729 – 15º andar. O site foi desenvolvido entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano, por dez alunos que participaram de cursos oferecidos pelo CPA e pela Cidade Escola Aprendiz. A manutenção será feita por três deles.

O Projeto Aprendizes no JPMorgan teve início, em fase experimental, com oito jovens, em 2002. Em 2003, 11 alunos foram contratados como aprendizes e 12 em 2004. Da primeira turma, todos os aprendizes estão empregados — dois deles como prestadores de serviço no próprio JPMorgan. Da segunda turma, metade já tem ocupação.

Com duração prevista de 11 meses, o projeto oferece aprendizagem, preparando os jovens para ingressar no mercado. Os aprendizes da turma de 2004 estão nas áreas de Tecnologia (produção, suporte de informática e telecomunicações), Comunicação Corporativa e Marketing, Investimento Social, Secretárias (operações, finanças e tecnologia), Operações (documentação e serviços gerais), Recepção e Jurídica.

Cada aprendiz contratado tem um supervisor e um mentor que acompanham sua rotina de trabalho e colaboram para que o conteúdo do programa seja cumprido, integrando o jovem ao banco. O projeto é avaliado e acompanhado com o CPA por um gerente de recursos humanos.

Todos os aprendizes têm acesso aos benefícios oferecidos aos funcionários do banco, e participam de um processo de preparação para o mercado de trabalho com a DBM, multinacional especializada em recolocação profissional, que oferece orientação aos jovens selecionados desde o momento em que eles ingressam no banco.

Parceria

O CPA, parceira do JPMorgan desde 1999, é uma instituição sócio-educativa de base comunitária, que atua há 24 anos em São Mateus, região carente da zona Leste de São Paulo. Atende 325 jovens em sete cursos com um ano de duração, com ênfase na formação para a cidadania. (Companhia de Notícias)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!