Requisito necessário

Juiz do DF autoriza reabertura de estabelecimento sem Alvará

Autor

29 de julho de 2004, 12h02

Proprietário de empreendimento que teve seu estabelecimento fechado pela Administração Pública pode requerer a reabertura caso não tenha sido notificado sobre a necessidade do Alvará de Funcionamento. O entendimento é do juiz plantonista da 6ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Daniel Eduardo Branco Carnacchioni. Ainda cabe recurso.

O juiz suspendeu os efeitos do auto de interdição lavrado pela Administração Regional de Brasília contra o empreendimento imobiliário Park Fair diante da ausência da Alvará de Funcionamento

O proprietário do lugar, o médico José Farani, alegou que não foi notificado das eventuais irregularidades que deveriam ser sanadas antes de ter seu estabelecimento interditado.

O juiz afirmou que a Administração Pública deve ser razoável e utilizar a proporcionalidade no exercício de seu poder de polícia. “Se o autor, aparentemente, tem condições de atender às exigências legais (e, ao que parece, não se nega a atendê-las), a administração, antes da interdição, deveria notificá-lo para que supra as irregularidades que entenda existentes no local. Caso o autor não cumpra a notificação, aí sim estaria legitimada a interdição.”

O magistrado ponderou ainda que caso a liminar não fosse concedida logo, corria-se o risco de o evento — previamente agendado para aquele local — não ser feito. Para o juiz, o fato causaria ao autor prejuízos de difícil reparação.

O juiz orientou o autor a procurar (e não esperar) o Poder Público para saber o que necessita para conseguir o Alvará de Funcionamento antes de assinar novos contratos para locação do imóvel, ficando ciente dos riscos que passará a correr caso não regularize a situação — incluindo a revogação dessa liminar.

Processo nº 2004.01.1.069448-9

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!