Nota baixa

Campinas tem 84% de candidatos reprovados no Exame de Ordem

Autor

26 de julho de 2004, 12h24

A OAB divulgou, nesta segunda feira (26/7), mais dois resultados do Exame de Ordem. No estado de Roraima, 41% dos candidatos foram reprovados. Dos 46 inscritos no Exame, 27 conseguiram ser aprovados pela banca examinadora da OAB. Em Campinas, no estado de São Paulo, o índice de reprovação no Exame de Ordem bateu record para o número de inscritos. Dos 998, 845 foram reprovados. Ou seja, 84% dos candidatos não foram bem na prova. Apenas 15,3% foram aprovados.

Até agora, somente o estado de Sergipe foi o único a obter bons resultados no Exame de Ordem. Com 69% de aprovação, Sergipe ficou bem acima da média registrada pelos outros estados — 34,85%.

De acordo com a OAB, advogados e especialistas na área jurídica atribuem este resultado negativo à baixa qualidade dos cursos universitários de Direito em todo o país. O MEC habilitou 222 novos cursos. O Conselho Federal da OAB emitiu paracer favorável a apenas 19.

Segundo o presidente da Subseção da OAB de Itatiba, Roberto Cardoso de Lima Junior, existe uma condescendência do Ministério da Educação na autorização de instalação de novos cursos superiores, que não se esmera em adotar critérios que proíbam a instalação de cursos absolutamente sem qualidade. Lima Júnior questiona ainda a falta de fiscalização após a instalação de novos cursos.

Para o presidente da Seccional de Roraima da OAB, Antônio Oneildo Ferreira, o resultado também pode ser atrubuído à qualidade de ensino e a falta de familiarização com a profissão.“O índice obtido é resultado da falta de estrutura e da qualidade de ensino das faculdades de Direito”.

Existem, atualmente, cerca de 800 cursos de Direito em funcionamento no país. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número não ultrapassa 180.

Confira o índice de reprovação:

OAB-MT – 79% reprovados;

OAB-BA – 45,23% reprovados;

OAB-AM – 61% reprovados;

OAB-SC – 87,23% reprovados;

OAB-RN – 69% reprovados;

OAB-PR – 86% reprovados;

OAB-TO – 79% reprovados;

OAB-PA – 70% reprovados;

OAB-GO – 75,68% reprovados;

OAB-DF – 57,47% reprovados;

OAB-SE – 31% reprovados;

OAB-RR – 41% reprovados;

OAB-Campinas – 84% reprovados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!