Pontapé inicial

Projeto piloto do e-jud começa a funcionar a partir de agosto

Autor

22 de julho de 2004, 9h54

A união de esforços do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho da Justiça Federal e dos cinco Tribunais Regionais Federais para criar um modelo único de integração da base de dados do Judiciário começa a colher seus primeiros frutos.

Nesta quinta-feira (22/7), representantes das áreas de Informação e Comunicação das sete instituições discutem por meio de videoconferência os detalhes técnicos do projeto piloto do e-jud, que será colocado no ar já no final de agosto.

Baseado em software livre — portanto sem custos de licença para qualquer instituição que queira compartilhar os dados armazenados — o projeto não vai interferir na tecnologia usada dentro de cada tribunal, pois será desenvolvido um ambiente próprio de extração de dados.

“Esse foi o nosso pulo do gato”, disse o secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação do STJ, Edelvício Júnior. Ele afirmou que as aplicações vão permitir não apenas aos tribunais mas também à sociedade o acesso à base dos dados.

Poderão ser obtidas, por exemplo, informações sobre quais processos da parte interessada estão em quais tribunais. Para o pessoal interno, será possível saber que processos determinado ministro ou desembargador têm em pauta para ir a julgamento.

“Queremos mostrar que a teoria é viável e que, a partir desse projeto piloto, poderão ser desenvolvidas as aplicações práticas dos demais projetos levados e aprovados no seminário da Jus-Cibernética, em São Paulo, no final de junho. Boa parte do que foi apresentado e debatido naquele encontro estará em ação já no final deste ano”, disse o secretário. Os próximos projetos trabalhados deverão ser Jurisprudência e Rol dos Culpados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!