Marcação cerrada

Entidades fazem blitz em hospitais psiquiátricos do país

Autor

22 de julho de 2004, 11h08

Advogados e psicólogos ligados às comissões de Direitos Humanos da OAB e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) fazem, nesta quinta-feira (22/7), operações conjuntas de vistoria em manicômios e hospitais psiquiátricos. As visitas serão feitas em 16 estados e no Distrito Federal.

Para o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, Edísio Simões, a blitz repete a experiência já vivida em hospitais psiquiátricos do Recife, Pernambuco, em março deste ano. Na ocasião, a OAB e o CFP constataram “um descaso total em relação aos doentes mentais, aquele fato nos preocupou porque verificamos que o doente mental é um excluídos entre os excluídos”.

De acordo com a OAB, os resultados da blitz servirão para embasar a cobrança de providências junto ao governo, a partir de um balanço da situação nacional, já que abrangerá a maioria dos estados. “Vamos encaminhar reivindicações aos ministros da Saúde, da Justiça e da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, cobrando a tomada de providências quanto a esse grave problema”, afirmou Souto.

A ação conjunta será desenvolvida nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e no Distrito Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!