Consultor Jurídico

Quatro advogados foram expulsos da OAB no 1º semestre

19 de julho de 2004, 10h35

Por Redação ConJur

imprimir

Quatro advogados foram expulsos dos quadros da OAB no primeiro semestre deste ano. Outros 16 receberam sanções que variam de um mês a um ano de suspensão do direito de exercer a profissão e 25 foram punidos por não prestar contas a seus clientes.

Os números são da Segunda Câmara do Conselho Federal da OAB, que julgou, neste ano, 91 processos de cunho ético-disciplinar contra atos praticados por advogados. Todos foram punidos por violar as regras do Estatuto da OAB e da Advocacia (Lei 8.906/94).

De 2 fevereiro de 2004, quando foi feita a primeira reunião da Câmara, até 14 de junho último, foram incluídos em pauta 120 processos. No total, a Segunda Câmara fez sete sessões de julgamento.

Segundo o presidente da Câmara e secretário-geral adjunto da OAB, Ercílio Bezerra de Castro Filho, a divulgação dos dados tem como objetivo imprimir transparência aos processos relacionados a eventuais falhas disciplinares e violação da conduta ética do profissional.

Os nomes dos advogados suspensos ou punidos não podem ser divulgados porque os processos de cunho disciplinar tramitam em sigilo até o seu término. Têm acesso às informações as partes envolvidas, seus defensores e a autoridade judiciária competente.