Pérolas Processuais

Pérolas: “professor, casa de madeira pode ser dada em penhor?”

Autor

16 de julho de 2004, 11h13

Redação cartorária

“Pelo presente, comunico a Vossa Senhoria, para as providências devidas, que as 400 sacas de soja e 536 sacas de milho lá depositadas ficaram exclusivamente a…(fulana de tal), a fim de instruir os autos de separação judicial convertida em consensual”. (De um ofício expedido na comarca de Carazinho (RS).

Penhor sobre a casa de madeira

O professor de Direito Comercial, nas Faculdades Univest, em Lages (SC), explicava sobre penhor e hipoteca: “Penhor, para bens móveis; hipoteca, para bens imóveis”.

Então, um aluno atencioso, pergunta: “Sendo assim professor, então, se a casa for de madeira ela pode ser dada em penhor?”

Estatística fúnebres

“Doutor, quantas autópsias o senhor já realizou em pessoas mortas?” (De um advogado, perguntando ao perito judicial, em audiência na 7ª Vara Cível de Porto Alegre).

Reação orgânica

“Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça”.(De uma defesa prévia, na 8ª Vara Criminal de Porto Alegre).

Bichos protegidos

“Com a nova Lei Ambiental, até afogar o ganso passou a ser crime”. (De uma petição de razões finais, em ação penal, na comarca de Santarém – PA).

Grande constatação

“Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio”. (De um laudo pericial, na comarca de Lisboa, Portugal).

*Pérolas Processuais são produzidas pelo site Espaço Vital — www.espacovital.com.br

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!