Extrema-unção

Paciente a quem Maluf cumprimentou morre de infecção generalizada

Autor

16 de julho de 2004, 15h38

O paciente a quem o candidato a prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, deu a mão ontem, na UTI do Hospital e Maternidade Voluntários, morreu nesta sexta-feira (16/7). A direção do hospital assumiu a responsabilidade pela autorização dada ao candidato para a visita.

Segundo o departamento jurídico do hospital, José Matias da Silva, o paciente, fora alvo de “uma bala perdida durante um assalto”. Internado na segunda-feira, ele estava na Unidade de Terapia Intensiva do hospital em um quadro de infecção generalizada quando recebeu a visita de Maluf.

Segundo o hospital, já se sabia que o quadro de saúde de Matias da Silva era irreversível. A visita teria sido autorizada para atender o pedido do paciente, já moribundo.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), contudo, instaurou sindicância contra o hospital por ter permitido a entrada de Maluf e mais cerca de 30 pessoas entre médicos, jornalistas, assessores, fotógrafos e cinegrafistas na UTI.

Segundo o diretor do órgão, Nacime Salomão Mansur, apenas um familar do paciente pode visitar a UTI e o horário deve ser pré-determinado. Mansur classificou a situação como “absurda e sem precedentes”.

A assessoria de imprensa do Conselho informou que a coleta de provas para descobrir se houve “indício de infração” ética já foi iniciada. Caso a conduta irregular fique comprovada, será aberto um processo contra o hospital no Conselho de Medicina.

Procurado por este site, Paulo Maluf não foi localizado em seu comitê por encontrar-se em campanha..

Em nota à imprensa, a diretoria do Hospital e Maternidade Voluntários confirmou expressamente que a visita do candidato foi autorizada. Diz também que a entrada de Maluf na unidade foi em atendimento ao pedido do paciente, que soube da presença do candidato no local.

Leia a íntegra da nota

Em referência à declaração do Sr. Paulo Salim Maluf, quanto à autorização pela Instituição, à visita na Unidade, confirmamos que foi autorizada.

Entretanto, salientamos que este evento deveu-se à solicitação do paciente Sr. José Matias da Silva, que soube por comentários da enfermagem que o ex-Prefeito estaria visitando o Hospital.

O Sr. José Matias encontrava-se internado na Unidade em decorrência de ferimento por projétil de arma de fogo durante um assalto no qual foi vitimado.

Apresentava quadro de infecção generalizada e em situação de instabilidade hemodinâmica aguardando condições clínicas para procedimento cirúrgico, que foi realizado às 22h20, vindo a falecer às 5 horas de hoje. (16/07/04).

Salientamos que nenhuma norma técnica da Unidade foi violada.

Atenciosamente.

A Diretoria

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!