Mudança em pauta

Projeto de Lei prevê ampliação de indeferimento de petição

Autor

15 de julho de 2004, 15h41

As hipóteses de indeferimento da petição inicial poderão ser ampliadas se for aprovado Projeto de Lei 3577/04, do deputado Maurício Rands (PT-PE). A proposição altera artigos do Código de Processo Civil e prevê a possibilidade de o juiz indeferir a petição quando o pedido estiver em confronto com súmula do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores ou do tribunal ao qual o recurso for interposto, com ciência à parte contrária.

Segundo o autor, o projeto resulta de anteprojeto elaborado pela Associação dos Magistrados Brasileiros. Para Rands, o juiz de primeiro grau deve ter mecanismos que permitam o controle de qualidade das petições iniciais, ordenando a sua emenda ou correção quando verificar falta de algum pressuposto processual.

Tais mecanismos devem possibilitar ao magistrado verificar a ocorrência de situações em que já se antevê improcedência manifesta dos pedidos, extinguir o feito e indeferir o processo. “Trata-se de dotar o juiz de primeiro grau de uma filtragem de demandas infundadas, que somente abarrotam os tribunais”, disse Rands.

De acordo com informações da Agência Câmara, a matéria foi apensada ao Projeto de Lei 3804/93, do Poder Executivo, que altera os dispositivos do Código de Processo Civil sobre a uniformização da jurisprudência e encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O relator na CCJ é o deputado Paulo Magalhães (PFL-BA). Se aprovada, a proposição seguirá para ser apreciada pelo Senado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!