Mudança de tempo

Laboratório está isento de recolher contribuição sindical

Autor

14 de julho de 2004, 15h03

Um laboratório gaúcho, com sede em São Paulo, está livre de recolher contribuição assistencial de sete empregados. A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre. Ainda cabe recurso.

O laboratório foi condenado, em primeira instância, a recolher a contribuição e ainda a pagar multa. Houve recurso. O laboratório alegou que a Justiça do Trabalho não é competente para julgar esse tipo de ação.

A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, julgadora do recurso, teve entendimento distinto e citou a Lei nº 8.984, de 7/02/95. Em seu artigo primeiro, a legislação em questão diz ser de competência da Justiça do Trabalho “conciliar e julgar os dissídios que tenham origem no cumprimento de convenções coletivas de trabalho ou acordos coletivos de trabalho, mesmo quando ocorram entre sindicatos ou entre sindicatos de trabalhadores e empregador”.

O laboratório argumentou, ainda, que por não ter filial no Rio Grande do Sul, os trabalhadores pertenceriam a um sindicato de São Paulo, perante o qual já haviam manifestado sua oposição à contribuição.

O TRT-4 considerou que essa oposição deve ser endereçada ao sindicato com base territorial no Rio Grande do Sul, pois a norma constitucional dá liberdade do empregado associar-se ou não à entidade sindical, porém aquele sindicato que se encontra na “base territorial onde há prestação de serviços”.

Apesar disso, considerou que, embora dirigida ao sindicato errado, a manifestação foi válida por expressar o direito de oposição dos empregados.

Processo nº 00755.21/01-0 RO

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!