100 dias

Vidigal faz avaliação de 100 dias de gestão em coletiva online

Autor

14 de julho de 2004, 13h07

O ministro Edson Vidigal completará 100 dias na presidência do Superior Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (15/7), quando fará uma avaliação de suas atividades na Corte. Vidigal participará de uma coletiva online, às 15h, no site Comunique-se — www.comunique-se.com.br.

O ministro inovou desde que assumiu a presidência do STJ. Ele deu amplo apoio à reforma do Judiciário, aprovada em primeiro turno no Senado, e implementou outras medidas que facilitam o acesso à Justiça. Entre elas, a ampliação do tempo de atendimento ao público. Antes esse atendimento era das 12h às 19h. Agora, é das 7h30 às 19 h.

Na sua gestão, triplicou o número de distribuição diária de processos dentro do STJ — antes a distribuição única era às 18 h e atualmente é feita às 10h, às 14h e às 18 h. Também foi criada uma Ouvidoria-Geral para receber sugestões, críticas e reclamações da população.

Vidigal conseguiu ainda recursos do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID) para a informatização do Judiciário. Ainda falta a aprovação do Ministério do Planejamento, mas tudo indica que até o fim do ano esses recursos serão na ordem de US$ 44 milhões. O total de recursos para a informatização é de US$ 400 milhões, segundo dados da Secretaria da Reforma do Judiciário.

O ministro também se envolveu na aprovação da criação de 123 novas Varas Federais no País no ano que vem. A meta do ministro Edson Vidigal é conseguir a interiorização da Justiça por meio da criação de quatro mil novas Varas Federais nos próximos anos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!