Nota baixa

Maioria de candidatos tira menos de 5 em prova aplicada por juiz

Autor

13 de julho de 2004, 15h11

A maioria dos candidatos a vereadores e a prefeitos da cidade de Ibirama (SC) não foi nada bem na sabatina promovida pelo juiz Mauro Ferrandin, da 14ª Zona Eleitoral.

O juiz aplicou uma prova com cinco perguntas aos candidatos. Três delas deveriam ser respondidas com base num texto simples sobre as eleições. As outras duas eram discursivas. Resultado: cerca de 80% tiraram menos de 5 na prova. Apenas 20% tiveram conceitos entre 7 e 9. A prova foi feita por 90 candidatos.

Três deles foram considerados anafalbetos. Não foi registrada nenhuma nota 10. O resultado será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A legislação eleitoral não permite que analfabetos concorram nas eleições.

Segundo dados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o juiz resolveu aplicar as provas com base em determinação legal que exige a comprovação de escolaridade de candidatos que não apresentaram este tipo de documento na ocasião da inscrição das candidaturas.

Para o magistrado, “pode-se dizer que o nível dos candidatos é baixo. Quase a totalidade não respondeu adequadamente todas as questões, demonstrando absoluta falta de preparo intelectual”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!