Caso Silverinha

Advogados apóiam decisão de Marco Aurélio no caso Silverinha

Autor

6 de julho de 2004, 10h56

A OAB do Paraná, que representa 27 mil advogados do estado, divulgou moção de apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio. A moção foi elaborada por causa de notícia publicada no jornal O Globo em 22 de junho, que critica decisão do ministro de conceder Habeas Corpus a acusados no Caso Silverinha.

Os advogados destacaram “a demonstração de independência, clareza e cultura” dos pronunciamentos e decisões do ministro.Eles consideraram a crítica do jornal “sensacionalista, grosseira e injusta”.

A moção de apoio foi aprovada durante o Encontro Brasileiro de Prerrogativas Profissionais dos Advogados, referente aos dez anos do Estatuto da Advocacia.

Em ofício enviado ao ministro, os advogados informaram que discutiram “a nefasta atuação do Ministério Público que, muitas vezes, utiliza-se da mídia sensacionalista para causar comoção junto à sociedade e, com isso, influenciar o livre convencimento do magistrado.”

Leia a Moção

MOÇÃO

O Plenário do primeiro Encontro Brasileiro reunido em Curitiba com o objetivo de discutir e apresentar propostas em defesa das Prerrogativas Profissionais dos Advogados aprovou, por aclamação, MOÇÃO DE LOUVOR proposta pelo advogado René Ariel Dotti, em favor do Ministro Marco Aurélio Mello, pela reiterada demonstração de independência, lucidez e cultura de seus pronunciamentos como membro do Supremo Tribunal Federal.

Também por aclamação, e na mesma oportunidade, foi aprovada MOÇÃO DE REPÚDIO ao jornal O Globo, pela manchete sensacionalista, grosseira e injusta com que se referiu a uma recente decisão em matéria criminal, proferida pelo Ministro Marco Aurélio Mello.

A distorção da matéria jornalística e o grave atentado à liberdade da convicção do Poder Judiciário não poderão passar sem a veemente reprovação da classe dos advogados.

Curitiba, 25 de junho de 2004.

MANOEL ANTONIO DE OLIVEIRA FRANCO

Presidente.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!