Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

OAB no TPI

OAB é convidada para reunião do Tribunal Penal Internacional

A OAB foi convidada para integrar a delegação brasileira que participará, em setembro deste ano, da próxima assembléia do Tribunal Penal Internacional, sediada em Haia, na Holanda. O TPI não está relacionado a nenhum organismo ou associação. Não julga embates entre países, mas sim conflitos que envolvem violação de direitos humanos no mundo.

O Brasil foi o 69º país a se inscrever no TPI, porém já é o oitavo maior contribuinte em volume de processos.

O primeiro caso a ser examinado pela Corte são os conflitos sociais e violações a direitos humanos no país africano do Congo. Na próxima assembléia do TPI, serão definidos os moldes da atuação dos advogados a essa Corte e de que forma será feita a defesa das partes envolvidas em processos.

"Como a atuação e abrangência da OAB são reconhecidas internacionalmente e será discutida exatamente de que forma será desempenhada a atuação dos advogados, achamos de suma importância a participação de membros da OAB nesta delegação brasileira", afirmou o professor Antônio Paulo Cachapuz, chefe da delagação brasileira no TPI.

O TPI é composto por juízes dos países que ratificaram adesão. A representante do Brasil, com mandato de nove anos estipulado por sorteio, é a juíza Silvia Steiner.

Revista Consultor Jurídico, 5 de julho de 2004, 11h03

Comentários de leitores

1 comentário

O convite que está para ser formalizado con...

ATHENIENSE (Advogado Sócio de Escritório)

O convite que está para ser formalizado constitui uma demonstração efetiva do prestígio adquirido pela OAB, na admiuniostração do Presidente Busato, que certamente haverá de atendê-lo, levando àquele Tribunal o que for de interesse da advocacia, de forma que a nova Corte possa atender aos motivos que inspiraram a sua criação.

Comentários encerrados em 13/07/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.