Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Governo Eletrônico

Ijuris tem cinco artigos selecionados para conferência internacional

Por 

A ciência brasileira tem mais um motivo para comemorar seu crescimento, que vem sendo intenso nos últimos anos. A equipe de pesquisadores do Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas (Ijuris) acaba de ser notificada sobre a seleção dos trabalhos pelo comitê científico da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – IADIS.

Depois de seis trabalhos selecionados para publicação no World Computer Congress (Toulouse, França), e de nove artigos escolhidos para a International Conference on Artificial Intelligence and Law (Edimburgo, Escócia), o time de pesquisadores do Ijuris acaba de receber a notícia de que cinco de seus trabalhos foram selecionados para apresentação na IADIS -- International Conference WWW/Internet 2004, que será realizada em Madrid, no mês de outubro.

A notícia veio exatamente um dia depois que o instituto ficou em segundo lugar no Premio Conip -- Excelência em Informática Pública. Foi a quarta indicação do instituto ao prêmio, que se constitui na mais prestigiosa premiação na área de informática pública do Brasil. O reconhecimento veio na categoria “Projetos”, em função do modelo de implantação do “Necati” -- Núcleo Catarinense de Propriedade Intelectual, um projeto desenvolvido parcialmente com recursos do CNPq. O Ijuris, que venceu o prêmio CONIP em 2003 com o projeto “Fórum Eletrônico”, recebeu ainda outra indicação em 2004, pelo desenvolvimento do projeto KMAI/SAEI, em conjunto com a UFSC/FAPEU e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, na categoria “Iniciativas de Sucesso”.

Esses resultados se devem ao fato de que o time de pesquisadores trabalha em constante intercâmbio com instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (com quem mantém um protocolo de cooperação científica), a Web Intelligence Systems e o Instituto Virtual de Estudos Avançados -- VIAS, além de desenvolver parcerias com outras empresas e universidades. O trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisadores tem perfil multidisciplinar, e, além de artigos científicos e prêmios tecnológicos, já gerou 10 patentes de software e 13 livros publicados (dois dos quais em inglês).

Com a comunicação da aprovação desses trabalhos, o coordenador científico da equipe, prof. Hugo Cesar Hoeschl, Post Doc, acaba de atingir a marca de 100 trabalhos publicados, sendo que 60 deles são internacionais. Hoeschl figura na DBLP (Alemanha) como um dos pesquisadores com maior produtividade científica em todo o mundo, na área de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação.

É importante enfatizar que a aprovação de um trabalho em um comitê tão consistente como este (abaixo, na íntegra) já é uma grande vitória. Aprovar cinco é um feito histórico.

Dados sobre a conferência IADIS:

Nome do evento:

IADIS International Conference WWW/Internet 2004

Local do encontro: Madrid

Endereco web:

http://www.iadis.org/icwi2004/

Título dos papers aprovados pelo time DE pesquisadores IJURIS/WBSA/UFSC:

1) NATIONAL CENTER OF ECO-BUSINESS MANAGEMENT CENABIO

Autores: Filipe Costa, Hugo Cesar Hoeschl e Marcelo Ribeiro

2) INSTITUTES OF INTELLECTUAL PROPERTY AND THEIR ORIGINS

Autores: Claudia Pomar, Thais Garcia e Hugo Cesar Hoeschl

3) ENGINEERING OF MINDS: The Synchronization between Artificial Intelligence and the Management of the Intellectual, Social and Emotional Capital in Collaborative Networked Organizations

Autores: Tânia Cristina Bueno, Andre Bortolon, Ricardo Miranda Barcia e Hugo Cesar Hoeschl

4) ELECTRONIC GOVERNMENT AND SOCIAL CONTROL OF THE STATE

Autores: Robert Willeck, Erica Ribeiro e Hugo Cesar Hoeschl

5) THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES FOR THE ENHANCEMENT OF THE BRAZILIAN NATIONAL HYDRO RESOURCES POLICY

Erica Ribeiro, Filipe Costa e Hugo Cesar Hoeschl

Endereco dos trabalhos aprovados:

http://www.iadis.org/confman_icwi2004/accepted.asp

Comitê científico da IADIS – IADIS

Conference Chair

Pedro Isaías, Universidade Aberta (Portuguese Open University), Portugal

Program Chair

Nitya Karmakar, University of Western Sydney, Australia

Committee Members

Abdolhossein Sarrafzadeh, Massey University, New Zealand

Abdulmotaleb El Saddik, University of Ottawa, Canada

Adel Abunawass, State University of West Georgia, USA

Alessandro Micarelli, University of Rome 3, Italy

Alexander Schill, TU Dresden, Germany

Ana Belén Martínez Prieto, Universidad de Oviedo, Spain

Ana Regina Cavalcanti Rocha, Centroin, Brazil

Andrea Rodriguez, Universidad de Concepción, Chile

Andreas Mauthe, Darmstadt University of Technology, Germany

Andrew MacFarlane, City University, UK

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Marcos Carlson é jornalista, webdesigner, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do Ijuris.

Revista Consultor Jurídico, 5 de julho de 2004, 15h04

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 13/07/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.