Pérolas Processuais

Pérolas: “Ele chamou a autora de palavras de alto escalão.”

Autor

2 de julho de 2004, 12h28

Só com a ajuda do Altíssimo

“Nestas condições, somente Deus ou o autor da fraude, ainda que se lembre da data da execução da montagem ilícita, é que poderia responder a tal questionamento”. (De um laudo pericial, na Vara Cível da comarca de União da Vitória-PR).

O inverso de baixo calão

“Assim, é esta para processar Manoel… porque ele chamou a autora de palavras de alto escalão na frente de todo mundo”. (De uma petição inicial de ação reparatória por dano moral, no foro central de São Paulo).

Sem sexo

“A esposa pode recusar-se à obrigação de dar ao cônjuge, por justa causa”. (De uma contestação em ação de separação litigiosa, na 3ª Vara de Família em Porto Alegre).

Verborragia

“Quanto às alegações em realce poderia a ilustre julgadora ter sentenciado juridicamente dizendo: ‘o bom julgador julga os outros por si’. Ou de forma cristã: ‘não julgue aos outros se não queres ser julgado’. Ou ainda romanticamente: ‘a cabeça transmite aquilo que abunda no coração’”. (De uma apelação em exceção de pré-executividade, na comarca de São Leopoldo).

Favor explicar melhor

“E daí?” (Sintético despacho de um juiz de Praia Grande – SP, após inúmeras e malfadadas tentativas de entender o conteúdo de uma prolixa petição).

Bichano de cor incerta

“O apelante só não vai dizer que gato preto dá azar, para não cometer preconceito racial ” . (De uma petição de apelação em ação reparatória por dano moral, na 13ª Vara Cível de Porto Alegre)

*Pérolas Processuais são produzidas pelo site Espaço Vital – www.espacovital.com.br

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!