Norma contestada

Pará questiona regra que vincula remuneração ao salário mínimo

Autor

23 de janeiro de 2004, 16h11

O governador do Pará, Simão Janete, impetrou argüição de descumprimento de preceito fundamental contra artigo do decreto estadual 4.726/87. O decreto trata de remuneração de pessoal do extinto Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, no artigo 2º, vincula o salário dos servidores a variação do salário mínimo.

Na ação, o governador diz que a regra afronta a expressa vedação da parte final do artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, que proíbe a vinculação do salário mínimo para qualquer fim. Afirma, ainda, que atenta contra o princípio federativo, pois tira do Estado do Pará o poder de estabelecer remuneração de alguns de seus servidores, vinculando-a a índice fixado pelo governo Federal.

A ADPF, diz o governador, tem por objetivo dar segurança jurídica ao tema, a partir da declaração da não recepção da norma impugnada pela Constituição de 1988. Afirma ainda que o Supremo Tribunal Federal tem o entendimento consolidado a respeito do descabimento de Ação Direta de Inconstitucionalidade quando se trata de ato normativo anterior à vigência da Constituição.

O governador salienta que diversas ações judiciais tramitam no Tribunal de Justiça do Pará em que servidores que se julgam beneficiados pelo decreto vêm obtendo reajustes salariais ao invocarem o critério estabelecido no seu artigo 2º. Afirma que o cumprimento dessas decisões tem gerado prejuízos para as finanças do Estado, que responde por todas as obrigações do extinto DER. (STF)

ADPF 47

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!