Prisão mantida

Nilson Naves nega liminar para acusada de fraudar INSS

Autor

21 de janeiro de 2004, 12h12

Uma vendedora acusada de envolvimento em fraudes que atingem 59 benefícios previdenciários não conseguiu liminar em habeas corpus. O pedido foi negado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves. A defesa solicitou que a prisão fosse revogada, sem prejuízo da ação penal. O mérito ainda será julgado pela Quinta Turma do STJ.

Ela está presa preventivamente na Penitenciária Feminina na cidade e Comarca de Curitiba (PR), figurando como ré em diversas ações penais que tramitam na 1ª, 2ª e 3ª Varas Federais Criminais de Curitiba. Em todas as ações, ela é acusada de estelionato.

Segundo a defesa, ela está presa por força do decreto preventivo desprovido de fundamentação e que praticou o ato motivador da prisão — regularização de pensão para suas filhas menores — em evidente exercício regular de direito. “É nula a tipificação dos delitos nos processos, uma vez que a paciente, como está provado, era funcionária pública federal, autárquica, do INSS, deveria ter sido denunciada no artigo 316 do Código Penal e não no artigo 171 do mesmo diploma legal”.

Além disso, a defesa alegou constrangimento ilegal porque não se concluiu a oitiva das testemunhas de acusação e, “diga-se de passagem, por motivo alheio a vontade da paciente, levando-se também em conta que as Varas Federais Criminais intenso a ponto de não cumprirem o prazo estipulado na lei adjetiva penal já ultrapassado”.

Naves afirmou não vislumbrar a presença dos pressupostos autorizadores da medida urgente. “A paciente declinou endereço falso e permaneceu longo tempo foragida, sendo grande a probabilidade (e não mera conjectura) de que venha novamente a evadir-se. Ademais, o pedido urgente se confunde com o próprio mérito da impetração, de cuja análise cuidará, oportunamente, o órgão colegiado”. Naves encaminhou o processo ao Ministério Público Federal. (STJ)

HC 32.742

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!