Consultor Jurídico

Comentários de leitores

15 comentários

Lamentável que o ministro se conforme com as ma...

Sartori (Advogado Autônomo - Criminal)

Lamentável que o ministro se conforme com as maracutaias perpetradas por alguns políticos do PT no caso "Daniel". Lamentável, ainda, que a OAB/SP tenha celebrado sessão para desagravo de um deputado do PT, que se não encontrava no exercício da advocacia. Ninguem mais se lembra do caso LUBEKA, quando referido parlamentar era vice-prefeito da Da. Erundina? A direção do nosso órgão de classe não pode se filiar a um partido político, como ocorreu com apoio à campanha do Lula e agora, fazendo da classe "cosa nostra" vem desagravar quem não merece, uma vez que não se encontrava no exercício da advocacia. "Mirabile dictu, incredibile visu..!"

O ministro José Dirceu acha que está vivendo ao...

Lu2007 (Advogado Autônomo)

O ministro José Dirceu acha que está vivendo aonde??? Na União Soviética? ( Alôooo!!! Sr. Ministro!!! A União Sovetica acabou, viu??? Aqui vivemos numa democracia!!!) Espero que a OAB juntamente com o Ministério Público, que só nos orgulha, coloquem um freio urgente neste " ditador". Este discurso do José Dirceu num país democrático assusta bastante. Embora eu nao esteja surpresa que estes ataques contra o MP estejam vindo do PT. Eu fico pensando porque o caso de Santo Andre está sob sigilo, pq eu como cidadã acredito que tenho direito de saber como andam as investigações deste homicidio; além disso, porque o sr Ministro José Dirceu está tao assustado com este caso??? É um comportamento muito esquisito quando pensamos que é justamente o PT que deveria estar agradecendo o MP pelo trabalho que vem desempenhando neste caso e deveria ser o priimeiro partido a incentivar estas investigações.

Ontem, por culpa da Embratel, fiquei sem o serv...

Roberto Romano ()

Ontem, por culpa da Embratel, fiquei sem o serviço de correspondência eletrônica até depois da meia noite. E não pude ler os comentários enviados ao CJ. Peço apenas que seja relida a minha nota, constantando-se que nela não ataco pessoas, nem as desprezo. Procuro, coerente com as posições de irrestrita defesa da cidadania, apontar a incoerência do PT, agora no governo. E mostro que a atitude do Chefe da Casa Civil possui antecedentes perigosos, como o caso da "advertência" do embaixador brasileiro em Cuba. Quanto às provocações do estudante, prefiro calar sobre elas, justamente porque o tema é algo que prejudica a todos os cidadãos. Em nenhum momento sequer aludi à condição social ou econômica de quem quer que seja. Espero que o debate volte ao plano das coisas, não das subjetividades, mesmo porque se ficarmos neste plano, vencem os que possuem projetos de impôr mordaça nos promotores, nos juízes, e em toda a cidadania. Roberto Romano

Estou impressionado com os ataques do Sr. José ...

Renato Silva de Almeida (Advogado Assalariado)

Estou impressionado com os ataques do Sr. José Dirceu ao Ministério Público. O poder realmente subiu à cabeça daqueles mandatários atuais. Quem não se lembra que ha algum tempo, o PT e sua corja de pseudo democraticos, eram radicalmente contra a Lei da Mordaça? Agora, cinicamente, o presidente do PT vem dizer a claro e bom tom, para todos escutarem que a Lei da Mordaça é bom para o Brasil... Uma excrescência, um absurdo dito por aquele que um dia se mascarou de bom moço. Quando o Ex Presidente FHC sugeriu essa Lei, o PT e seu sempre proselitismo, fez barulho contra. Gostaria de saber de que o PT tem tanto pavor? O Motivo dessa raiva do MP? Espero que a sociedade brasileira se arme contra o futuro golpe pretendido por esse déspota irresponsável, fã de ditadores.

REFLEXÃO... "És importante para ti, porque ...

Maria Lima (Advogado Autônomo)

REFLEXÃO... "És importante para ti, porque é a ti que te sentes. És tudo para ti, porque para ti és o universo, E o próprio universo e os outros Satélites da tua subjetividade objetiva. És importante para ti porque só tu és importante para ti. E se és assim, ó mito, não serão os outros assim?" (Fernando Pessoa, "como" - e só podia ser - Álvaro de Campos). ... "Todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar, será exaltado" (Lc 18:14). Maria Lima

Sempre ocupei esse espaço para debater questões...

Gesiel de Souza Rodrigues ()

Sempre ocupei esse espaço para debater questões jurídicas atinentes a fatos sociais de relevo. Lamentavelmente o ataque despropositado e sem sentido ao acadêmico de direito de S.Sebastião-DF me compele a demonstrar minha irresignação. Se pretendemos e queremos viver em um Estado Democrático de Direito é preciso aceitar opiniões contrárias, porquanto, acredito ser esse o caminho do enriquecimento cultural. Se assim não agirmos estaremos partindo para o totalitarismo. Se o acadêmico quer expressar sua opinião que o faça. Contudo, é certo e exato que não pode com isso vir a ser ultrajado com argumentos tão levianos e vazios. Para aquele que usa a grosseria como arma de combate entre homens de letras apenas e tão somente o desprezo.

Todo o meu apoio ao Ministério Público. Aliá...

Marcos (Advogado Assalariado - Empresarial)

Todo o meu apoio ao Ministério Público. Aliás, não é novidade alguma ver o PT em conflito com este órgão, tão essencial à democracia. Gente que sempre engrandeceu figuras como Stalin, Lenin, Fidel, Hugo Chavez...precisa dizer mais alguma coisa? Por outro lado, todo o meu desprezo àqueles que se utilizam deste espaço para discutir assuntos pessoais. O Conjur é uma oportunidade única de termos acesso a artigos e notícias de primeira linha, elaborados com muita competência e voltados para o nosso meio jurídico. É triste quando o utilizam indevidamente. Lembro ao Sr. Paulo Gomes Freitas que ser pobre não é vergonha alguma, comer marmita tampouco. Além disso, morar na favela não é opção, é fruto da desigualdade deste país, que infelizmete não ofererce oportunidades a todos. Na verdade, quem mora lá é um forte, alguém que agüenta todo tipo de obstáculo para viver, falta de saneamento, energia, água, asfalto, violência, etc.. O senhor agüentaria? E mais, porque o senhor não utiliza seu salário de funcionário público para engrandecer sua cultura? Ao menos para aprender que a palavra correta é "maestria" não "mestria". Afinal de contas, está aí, recebendo nosso dinheiro para ficar fazendo baixaria em pleno horário de trabalho... Lembro ainda, que ninguém é melhor do que outro, seja pela classe social, cor, credo, cultura...Somos, basicamente, iguais Sr. Paulo, mas diferentes quando o assunto é educação né? Enfim, não somos obrigados a agüentar este tipo de discussão, que além de totalmente infrutífera, demonstra uma grave insensibilidade para com os problemas sociais desta terra. O senhor deveria estar envergonhado e deve desculpas a todos os que leram o seu lamentável comentário, aquilo foi um desrespeito.

O sr. José Dirceu não faz questão de esconder a...

Joaquim (Outros)

O sr. José Dirceu não faz questão de esconder a sua verdeira vocação autoritária; triste eminência parda de um governo incompetente. Na França, um eleitor está processando o Presidente Chirac por não ter cumprido certa promessa de campanha. Já pensaram, nobres operadores, se a moda pega no Brasil?

Prezado Paulo gomes Freitas, Nunca tinha sid...

Diniz Modesto Caetano ()

Prezado Paulo gomes Freitas, Nunca tinha sido humilhado por causa de minha situação econômica. Mas sempre existe uma primeira vez. Não quis em nenhum instante referi-me ao professor citado por você, até porque gosto dos artigos dele na FOLHA. Infelizmente você demonstra não conhecer a cidade de São Sebastião/DF, pois lá não é uma favela, antes todas as favelas do país tivessem a mesma infra-estrutura que ela tem. Ser pobre nunca foi e nunca será sinônimo de burrice, ou de falta de leitura, mas sim falta de oportunidade. Será que alguém em plena consciência imagina que somos pobres por que queremos! São os fatores sociais e políticos que tornam uma grande parte da população pobre e uma minoria privilegiada rica. Não contribuímos pelo nosso destino quando nascemos, por isso não podemos escolher ser rico ou ser pobre, a única coisa que posso fazer é lutar ou não para sair dessa situação, e se um dia você puder ler o meu currículo, vai perceber que tenho lutado e como tenho lutado! Não tive necessidade de leva comida em marmitas para a faculdade noturna onde estudo, mas se tivesse, levaria com muito orgulho! O mundo seria melhor se você lesse mais antes de começar a escrever, haja vista o preconceito que demostrou. Por outro lado, São pessoas como você que faz com que sigo adiante com meus ideais, como um O ACENDEDOR DE LAMPIÕES. “Triste ironia atroz que o senso humano irrita: Ele que doira à noite e ilumina a cidade, Talvez não tenha luz na choupana em que habita.” Jorge Lima Não responderei a mais ninguém, a partir de hoje. Só irei entrar no site e dá minha opinião e ponto final, pois tenho sido muito humilhado.

Todo o meu apoio e irrestrita solidariedade ao ...

Valdecir Trindade (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Todo o meu apoio e irrestrita solidariedade ao Ministério Público do Estado de São Paulo, na pessoa do procurador geral em exercício Humberto Magalhães da Silveira Junior. Refiro-me especialmente ao MP do Estado de São Paulo, porque é o órgão que de fato está na mira dos tiranetes (aqueles que vexam e oprimem) do PT. O Sr. José Dirceu, Ministro Chefe da Casa Civil (citado em reportagens como um dos detinatários do dinheiro da corrupção em Santo André), em seu interesse próprio, deveria se empenhar para que as investigações se tornassem as mais transparentes e rigorosas possíveis, e não pressionar para sequestrar as prerrogativas do Minstério Público. Caso o Congresso Nacional aquiesça ao clamor do tiranete Dirceu, pode-se dizer que é o início da fragilização do Estado Democrático de Direito. Quem viver verá. Valdecir Carlos Trindade Advogado em Londrina/Pr

Para alguém muito especial, meus sinceros cumpr...

Diniz Modesto Caetano ()

Para alguém muito especial, meus sinceros cumprimentos, “Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amote assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma,” Olavo Bilac

Para quem não se lembra do caso a que aludi em ...

Roberto Romano ()

Para quem não se lembra do caso a que aludi em meu comentário, recordo: trata-de do comentário do embaixador brasileiro em Cuba, sobre a execução de pessoas que desejaram fugir para os EUA. Disse na época o senhor embaixador: "Nós reconhecemos que os cubanos partiram de um risco muito grande que havia da parte dos Estados Unidos de promover uma sangria migratória descontrolada, que viesse a desestabilizar o Estado cubano", afirmou o embaixador, no cargo há três meses. "Então, se também vierem querer desestabilizar o Lula, nós também teremos que tomar medidas aqui", disse. (...) argumentou que o representante norte-americano em Cuba fazia reuniões periódicas, para "alimentar a desestabilização e a oposição ao regime de Fidel".(jornal O Estado de São Paulo, 11/julho/2003, para quem acha que o Estadão é reacionário, lembro que os mais eminentes petistas (a começar por José Genoino, Frei Betto e outros escrevem regularmente naquele periódico). Dirceu sugere, agora, que o MP "desestabiliza". Que ele entenda a razão e as razões democráticas, e não extraia as "lições" do Embaixador. Roberto Romano

Já tive a oportunidade de me manifestar acerca ...

Antonio da Costa (Advogado Autônomo - Tributária)

Já tive a oportunidade de me manifestar acerca da ideologia (ou doutrina doentia) do PT. Naquela oportunidade entendia que o PT trata-se de uma verdadeira célula terrorista, onde, ou se está com ele, ou se está contra ele. Não é O Brasil que importa, mas sim sua doutrina de terror. É estranho sua perlenga com o Ministério Público que se iniciou, coincidentemente, quando este apurou um crime, que, em tese, foi "acomodado" pela ivestigaçao policial. Quando o inquérito foi concluido pela Policia, deram salvas de tiro em comemoraçao. Lembro ao PT que a apuraçao do crime que envolveu CELSO DANIEL, teve prisao decretada pelo judiciário e nao pelo Ministério Público. Logo, se alguém errou (tese absurda) foi o judiciário e nao o MP. Luiz Francisco, petista de primeira fila, sempre foi aclamado pelo PT. Porque será que o PT quer jogar sujeira para debaixo do tapete?. É melhor que as autoridades competentes investiguem a fundo o que se passa por tras desse nefasto partido, antes que o Brasil sucumba a ele e a seus seguidores doentios. O PT não é Brasil. E da forma como agem seus seguidores, ele é estranho aos interesses patriotas. Continuo achando, agora com maior vigor, que o PT é uma célula terrorista pronta para tomar o Poder e ser dono do país.

No calor da indignação, cometi dois erros (os m...

Roberto Romano ()

No calor da indignação, cometi dois erros (os mais graves, pois outros podem ter ocorrido) no comentário à notícia. Primeiro: onde se nota "instituição" leia-se "instituições". Onde foi grafado "cortanto", leia-se "cortando". Com as minhas desculpas. Roberto Romano

Em todas as ocasiões em que os governos anterio...

Roberto Romano ()

Em todas as ocasiões em que os governos anteriores atacaram o Ministério Público, os que se ergueram contra aqueles ataques tiveram o apoio entusiástico do Partido dos Trabalhadores. Quando publiquei na Folha de são Paulo, na página 3, um texto cujo título é muito atual ("Em defesa do Ministério Público"), recebi apoio de muitos petistas que hoje habitam os palácios de Brasília. Se eles mudaram, as instituição não podem se curvar às suas transformações. A lei continua, o povo que paga impostos idem, os juízes e promotores retos também. Desprovido de oposição política e de uma imprensa realmente livre, nenhum país é democrático. Sem Judiciário respeitado e Ministério Público (Federal e Estadual ) autônomo, instala-se o arbítrio dos governantes, contra o qual não existe recurso. Todo apoio, portanto, aos bravos promotores que não se curvam diante dos poderosos e obedecem apenas à lei e à sua consciência cívica. Que existam no MP erros e desvios, isto é previsível, porque erros e escândalos também ocorrem no Executivo, no Legislativo, no Judiciário. Como também existem escândalos na vida civil e mesmo na religiosa. Mas cortanto a ação dos promotores, os governantes apenas irão proclamar a sua impunidade própria e a impunidade dos que zombam da lei. Finalmente, me envergonho diante desta nova tentativa de nulificar a fé pública em nosso país. Do MP aos juízes, destes aos advogados, a perseguição, se iniciada, não terá fim. Em breve, apenas os donos do poder poderão existir, espiritual e físicamente. Que as ameaças do Embaixador em Cuba, agora potenciadas pelo Chefe da Casa Civil, não se realizem, porque elas apenas prometem mais escravidão para o povo brasileiro. Roberto Romano

Comentar

Comentários encerrados em 27/01/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.