Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Governo eletrônico

Trabalho de brasileiros é selecionado para publicação na Europa

O Brasil inicia 2004 com o pé direito no cenário científico internacional. Uma pesquisa tecnológica brasileira sobre o Conselho de Segurança da ONU foi selecionada para apresentação e publicação na 6th International Conference on Enterprise Information Systems (Iceis).

O trabalho vem sendo conduzido por pesquisadores do Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas (Ijuris) e descreve a construção de um sistema para gestão e produção de resoluções do Conselho. A tecnologia já foi objeto de mais de 70 artigos científicos publicados - mais de 50 no exterior, incluindo países como França, Alemanha, China, Escócia, Espanha, Inglaterra, EUA, Índia, Chile, República Tcheca e Noruega, além de um livro específico sobre o assunto, uma tese de doutorado, uma tese de pós-doutorado e algumas dissertações de mestrado.

A inovação brasileira utiliza fundamentos de inteligência artificial, engenharia do conhecimento e tecnologia da informação jurídica, e materializa uma revolucionária técnica chamada de "Pesquisa Contextual Estruturada". Ela permite resgatar Resoluções com maior velocidade e precisão, bem como permite avaliar, estatisticamente, todos os procedimentos adotados pelo Conselho, considerando, por exemplo, referências como os Países envolvidos, o ano e os assuntos abordados, de forma a indicar padrões de comportamento dos países integrantes.

A Iceis é uma conferência científica internacional das mais qualificadas atualmente, e será realizada em Portugal, na cidade do Porto, no mês de abril de 2004. A mesma equipe já esteve presente na edição de 2003, na cidade de Angers, na França. Selecionar trabalhos em duas edições consecutivas de um fórum tão qualificado como esse é motivo de satisfação para a ciência nacional, principalmente diante de uma rigorosa avaliação, realizada por um comitê científico composto por representantes das melhores universidades do mundo.

Um aspecto altamente positivo da notícia é que o Comitê Científico da Iceis considerou o Sistema Olimpo como uma importante iniciativa na luta pela Paz Mundial. Atualmente, os pesquisadores do Ijuris trabalham para que o Brasil possa ceder esta tecnologia para a ONU, de forma a fortalecer a imagem nacional no exterior, mostrando que o País tem tecnologia para respaldar suas iniciativas internacionais inovadoras. O fato vem em ótima hora, exatamente quando o Brasil retorna ao Conselho de Segurança, na qualidade de membro rotativo para os anos de 2004 e 2005.

O título do trabalho selecionado:

"OLIMPO SYSTEM WEB-TECHNOLOGY FOR ELECTRONIC GOVERNMENT AND WORLD PEACE"

Autores: Hugo Cesar Hoeschl (pós-doutor), Tania Cristina Bueno (mestre), Vania Barcelos, Eduardo Mattos (mestre) e Andre Bortolon (mestre).

Trecho da comunicação oficial:

"We are happy to inform you that the paper you submitted to ICEIS-- 2004, with number 674, entitled "OLIMPO SYSTEM WEB-TECHNOLOGY FOR ELECTRONIC GOVERNMENT AND WORLD PEACE", has been accepted for a 20min oral presentation next April (14-17) in Porto/Portugal. Best regards, Vitor Pedrosa (Secretariat of ICEIS-2004)"

Resumo do trabalho aprovado:

"The paper describes the Olimpo System, a knowledge-based system that enables the user to access textual files and to retrieve information that is similar to the search context described by the user in natural language. The paper is focused on the innovation recently implemented on the system and its new features. A detailed description is presented about the search level and the similarity metrics used by the system. The methodology applied to the Olimpo system emphasises the use of information retrieval methods combined with the Artificial Intelligence technique named CSS (Context Structured Search)."

Comitê Científico da ICEIS (www.iceis.org):

HONORARY PRESIDENT

Jorge Reis Lima, Universidade Portucalense, Portugal (jrl@upt.pt)

CONFERENCE CO-CHAIRS

Isabel Seruca, Universidade Portucalense, Portugal (iseruca@upt.pt) Joaquim Filipe, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal (jfilipe@iceis.org)

PROGRAM CO-CHAIRS

Slimane Hammoudi, École Supérieure d' Electronique de l' Ouest, France (slimane.hammoudi@eseo.fr)

José Cordeiro, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal (jcordeiro@iceis.org)

SENIOR PROGRAM COMMITTEE

-- Luis Amaral, University of Minho, Portugal

-- Ricardo Baeza-Yates, University of Chile, Chile

-- Jean Bézivin, University of Nantes, France

-- Enrique Bonsón, University of Huelva, Spain

-- João A. Carvalho, University of Minho, Portugal

-- Albert Cheng, University of Houston and Rice University, United States of America

-- Helder Coelho, FC -- University of Lisbon, Portugal

-- Miguel Delgado, University of Granada, Spain

Revista Consultor Jurídico, 13 de janeiro de 2004, 14h07

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/01/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.