Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Evento internacional

Congresso internacional discute arbitragem na América Latina

"A contribuição da América Latina ao desenvolvimento de uma nova cultura de arbitragem". Este é o tema do congresso internacional que acontecerá em São Paulo no dia 12 de fevereiro.

A recente evolução da arbitragem na América Latina, o papel dos árbitros e do Poder Judiciário na arbitragem, o procedimento arbitral, a anulação, a homologação e os recursos contra a decisão arbitral serão os principais assuntos debatidos.

Estarão presentes a Intenational Bar Association e diversas instituições brasileiras. Também participarão mais de cinqüenta juristas e advogados estrangeiros e operadores de Direito no Brasil. Entre os estrangeiros estão: o secretário-geral da CCI, Eduardo Silva Romero, os advogados Bernard Hanotiau (Bélgica), Matillha Serrano (Paris), Grigera Naon (Washington), Nigel Blackaby (Paris), Bernardo Cremades (Madrid), Claus Von Beserer (México) e John Beechey (Londres), entre outros.

Entre os profissionais do Brasil estão: os professores e advogados Luiz Gastão Leães, Arnoldo Wald, Luiz Olavo Batista, José Carlos Magalhães, Gilberto Giusti. Todas as palestras serão em inglês com tradução simultânea.

O evento será no Hotel Renaissance. Outras informações podem ser encontradas no site www.lcla-arbitration.com ou www.ibanet.org/general/ConferenceOverview.asp?ID=682&Section=&Committee=#pay

Revista Consultor Jurídico, 13 de janeiro de 2004, 17h00

Comentários de leitores

1 comentário

A arbitragem é a solução de grande parte dos pr...

Jose Antonio Dias (Advogado Sócio de Escritório)

A arbitragem é a solução de grande parte dos problemas que afligem o Poder Judiciário. Basta que o Poder Judiciário não combata, como vem combatendo, a instalação dos Tribunais de Arbitragem no Brasil. Este combate faz parte da nossa mesquinha mentalidade, ou seja, que a arbitragem, como dizem os que são contra, prejudicaria as atribuições do Poder Judiciário. Que atribuições? Levar 20 anos para solucionar um processo? Processo este que, por meio da arbitragem, não levaria mais que um mês para ser solucinado! Assim, como contribuição a este Congresso, sugiro que os membros do Poder Judiciário, principalmente os que são contra, sejam convidados, pessoalmente, a comparecer, acenando que, ao final será distribuido diplomas aos que participarem do Congresso ( pois os mesmos são doidos por Diplomas...), pois, garanto, que vão se convencer da necessidade do apoio do Poder Judiciário á instalação dos Tribunais de Arbitragem, como uma solução de grande parte dos seus problemas.

Comentários encerrados em 21/01/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.