Troca de experiências

OAB paulista promoverá encontro com a polícia do Japão

Autor

12 de janeiro de 2004, 13h25

A OAB-SP promoverá um Encontro de Intercâmbio com a Polícia Nacional do Japão para debater a realidade brasileira, a legislação penal e os sistemas de segurança pública e do Judiciário brasileiro. “Nos colocamos à disposição da polícia japonesa, que está preocupada com o crescimento da criminalidade em seu país e com a participação de imigrantes brasileiros na evolução do quadro de delinquëncias”, afirmou o presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D’Urso. O encontro será na sede da OAB-SP (Praça da Sé, nº 385 – 2º andar) no dia 28 de janeiro, às 16h.

Para a delegada Elizabeth Massuno, coordenadora do intercâmbio, o encontro será esclarecedor porque há duas décadas o Japão vem recebendo brasileiros descendentes de japoneses e suas famílias. Hoje, há cerca de 265 mil brasileiros morando lá. “Na maioria das vezes, o que os brasileiros alegam é desconhecimento sobre as diferenças existentes entre as leis dos dois países. No Japão, por exemplo, portar drogas é considerado crime, sendo que o suspeito é obrigado a concordar em realizar exames, que podem reunir provas contra ele”, disse a delegada.

Elizabeth Massuno também acredita que a troca de experiências entre os advogados brasileiros e os policiais japoneses será importante para aprimorar o trabalho da polícia judiciária japonesa. Segundo ela, há também grande preocupação dos japoneses em conhecer a atuaçào do crime organizado no país, principalmente quanto as máfias japonesa, chinesa e russa. (OAB-SP)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!